O crescimento da frota de veículos, a imprudência dos motoristas e a falta de educação no trânsito aumentam o risco de acidentes nas estradas. Para evitar que essas estatísticas continuem a crescer, o Grupo Dekra alerta para a importância de tomar ações preventivas ao circular nas rodovias e estradas do País.
Se você vai viajar de carro nesse feriado, fique de olho nas orientações para evitar acidentes.
Verifique as condições do veículo
Antes de viajar, verifique as condições do veículo no que se refere a equipamentos de segurança (extintor, triângulo, cintos de segurança), freios (nível de óleo, pastilhas, lonas, regulagem, nível do fluido, possíveis vazamentos e freio de mão), sistema elétrico (faróis, lanternas, setas, luz de freio, luz de ré, luzes de emergência e buzina), pneus (estepe, alinhamento da direção, balanceamento das rodas, amortecedores), motor (nível de óleo do motor, correias, mangueiras, ruídos anormais, regulagem, velas e cabos), limpadores de para-brisa (borracha em bom estado), retrovisores externos e internos, radiador (nível da água com o carro desligado). Caso detecte um problema mecânico mais sério, recorra a uma oficina mecânica especializada e solucione o problema antes de pegar a estrada.
Atenção redobrada na ultrapassagem
A ultrapassagem deve ser feita apenas em locais permitidos (verifique a sinalização da pista) e de forma rápida e segura. Tenha certeza de que há espaço suficiente para a manobra e só retorne à pista após localizar o veículo ultrapassado pelo retrovisor. Sempre sinalize com antecedência sua intenção de ultrapassar, e ultrapasse sempre pela esquerda. Jamais ultrapasse pelo acostamento das estradas, sobre pontes ou viadutos. Em caso de chuvas, redobre a atenção, pois o veículo da frente provoca uma cortina d’água que dificulta a visibilidade.
Com neblina, redobre os cuidados
Em caso de neblina, reduza a velocidade, e mesmo durante o dia mantenha os faróis baixos acesos. Mantenha uma distância segura do veículo à frente, abra um pouco os vidros para evitar que embace, nunca trafegue pelo acostamento, evite realizar ultrapassagens e não pare na pista. Caso ache necessário, procure um local seguro para estacionar, acenda os faróis e utilize os equipamentos de segurança, como pisca-alerta e triângulo.
Tenha mais atenção quando chover
Em caso de chuva o risco de acidentes aumenta consideravelmente, por isso, siga esses passos básicos: reduza a velocidade, aumente a distância dos veículos à frente, acenda os faróis baixos, acione o limpador de para-brisas e o desembaçador, mantenha as janelas com abertura suficiente para a circulação de ar. Na chuva os pneus podem perder o contato com o asfalto, a chamada aquaplanagem, e perder a direção. Nessa situação o mais seguro a se fazer é manter a marcha engrenada e diminuir a aceleração, sem frear. Também é indicado acender os faróis, girar suavemente a direção para a esquerda e para a direita até conseguir o controle do veículo novamente.
Fique atento à acidentes na pista
Ao deparar com acidente mantenha a calma. Caso seja possível, sinalize o local a uma distância de, pelo menos, 200 m, para evitar novos acidentes. Caso verifique que há feridos, chame o Corpo de Bombeiros (190). Procure manter a vítima calma e informe-a que o socorro está a caminho. Nunca execute primeiros socorros se você não for treinado, isso pode agravar a situação da vítima.