O Sincor-SP, em conjunto com as entidades do mercado de seguros, promoveu na última quarta-feira (05/04), o 1º Encontro com Entidades do Mercado de Seguros, que teve como tema “Distribuição de seguros – Essa força é nossa!”, reunindo exclusivamente corretores de seguros do Estado de São Paulo.
O evento trouxe reflexões sobre o atual momento da distribuição de seguros no País, a mudança no comportamento do consumidor e a necessidade da “disrupção” nos processos convencionais de atendimento ao cliente.
“Os corretores são empresários da distribuição de seguros. Em 1960, tínhamos um excelente formato de vendas com o seguro de acidentes de trabalho. Em 1990, chegaram os seguros massificados e, em 2005, passamos a conviver com a força da internet, mudando significativamente o perfil do consumidor”, disse o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, na abertura do evento. Para ele, o corretor de seguros precisa adotar uma postura de transformação, de coragem, de disrupção do passado, para conquistar as novas gerações.
O segundo painel do evento abordou o tema “Mercado mundial de seguros – o que vem por aí”, conduzido pelo sócio no escritório de São Paulo da consultoria Mckinsey & Company, João Leandro Bueno, e mediado pelo fundador da Minuto Corretora de Seguros e coordenador da Comissão de Tecnologia do sindicato, Marcelo Blay.
Segundo Bueno, o mercado de seguros, do ponto de vista global, tem crescido em torno de 5% ao ano. Já a categoria dos corretores de seguros ultrapassa esse percentual, alcançando 7% de aumento. “Apesar de tudo o que acontece com a evolução digital, o canal de distribuição de seguros pelo corretor continua sendo o principal”, apontou.
Entretanto, segundo o especialista, mundialmente, a distribuição dos seguros de vida e VGBL tem sido feita predominantemente pelos bancos. Enquanto que as vendas dos ramos não vida, como auto e saúde, continuam nas mãos dos corretores de seguros.
“Nossa corretora de seguros apresentou desde o início uma proposta de presença no ambiente digital, mas sempre disponibilizando ao consumidor o atendimento humano, direcionado. Então, estar sensível às novas tecnologias é fundamental para qualquer modelo de negócios”, pontuou Marcelo Blay.
No último painel, “Papo reto com lideranças do mercado de seguros de São Paulo”, mediada pelo 1º vice-presidente da entidade, Boris Ber, as entidades do setor estiveram reunidas discutindo temas e desafios vivenciados pela categoria. Os corretores de seguros puderam participar de 13 enquetes relacionadas aos temas: previdência privada, sistema de gestão, plataformas digitais, remuneração sustentável, entre outras.
A iniciativa foi organizada pelas entidades: Aconseg-SP, Camaracor, pelos Clubes dos Corretores de Seguros das regiões ABC, Costa da Mata Atlântica, Osasco, Piracicaba, São José do Rio Preto, São Paulo, Taubaté, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira, e UCS.
O evento, que faz parte de uma trilogia de encontros que serão promovidos pelo Sincor-SP, visa discutir o futuro da corretagem frente aos novos desafios. O tema continuará sendo desenvolvido no Encontro dos Corretores de Seguros Empreendedores, que acontece de 10 a 20 de abril, e encerrado no Oficinas de Empreendedorismo, em Mogi das Cruzes.
A.C.
Revista Apólice