Ultima atualização 07 de abril

Corretores de seguros discutem futuro com mudança no perfil do cliente

O Sincor-SP, em conjunto com as entidades do mercado de seguros, promoveu na última quarta-feira (05/04), o 1º Encontro com Entidades do Mercado de Seguros

1º Encontro com Entidades

O Sincor-SP, em conjunto com as entidades do mercado de seguros, promoveu na última  quarta-feira (05/04), o 1º Encontro com Entidades do Mercado de Seguros, que teve como tema “Distribuição de seguros – Essa força é nossa!”, reunindo exclusivamente corretores de seguros do Estado de São Paulo.

O evento trouxe reflexões sobre o atual momento da distribuição de seguros no País, a mudança no comportamento do consumidor e a necessidade da “disrupção” nos processos convencionais de atendimento ao cliente.

“Os corretores são empresários da distribuição de seguros. Em 1960, tínhamos um excelente formato de vendas com o seguro de acidentes de trabalho. Em 1990, chegaram os seguros massificados e, em 2005, passamos a conviver com a força da internet, mudando significativamente o perfil do consumidor”, disse o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, na abertura do evento. Para ele, o corretor de seguros precisa adotar uma postura de transformação, de coragem, de disrupção do passado, para conquistar as novas gerações.

O segundo painel do evento abordou o tema “Mercado mundial de seguros – o que vem por aí”, conduzido pelo sócio no escritório de São Paulo da consultoria Mckinsey & Company, João Leandro Bueno, e mediado pelo fundador da Minuto Corretora de Seguros e coordenador da Comissão de Tecnologia do sindicato, Marcelo Blay.

Segundo Bueno, o mercado de seguros, do ponto de vista global, tem crescido em torno de 5% ao ano. Já a categoria dos corretores de seguros ultrapassa esse percentual, alcançando 7% de aumento. “Apesar de tudo o que acontece com a evolução digital, o canal de distribuição de seguros pelo corretor continua sendo o principal”, apontou.

Entretanto, segundo o especialista, mundialmente, a distribuição dos seguros de vida e VGBL tem sido feita predominantemente pelos bancos. Enquanto que as vendas dos ramos não vida, como auto e saúde, continuam nas mãos dos corretores de seguros.

“Nossa corretora de seguros apresentou desde o início uma proposta de presença no ambiente digital, mas sempre disponibilizando ao consumidor o atendimento humano, direcionado. Então, estar sensível às novas tecnologias é fundamental para qualquer modelo de negócios”, pontuou Marcelo Blay.

No último painel, “Papo reto com lideranças do mercado de seguros de São Paulo”, mediada pelo 1º vice-presidente da entidade, Boris Ber, as entidades do setor estiveram reunidas discutindo temas e desafios vivenciados pela categoria. Os corretores de seguros puderam participar de 13 enquetes relacionadas aos temas: previdência privada, sistema de gestão, plataformas digitais, remuneração sustentável, entre outras.

A iniciativa foi organizada pelas entidades: Aconseg-SP, Camaracor, pelos Clubes dos Corretores de Seguros das regiões ABC, Costa da Mata Atlântica, Osasco, Piracicaba, São José do Rio Preto, São Paulo, Taubaté, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira, e UCS.

O evento, que faz parte de uma trilogia de encontros que serão promovidos pelo Sincor-SP, visa discutir o futuro da corretagem frente aos novos desafios. O tema continuará sendo desenvolvido no Encontro dos Corretores de Seguros Empreendedores, que acontece de 10 a 20 de abril, e encerrado no Oficinas de Empreendedorismo, em Mogi das Cruzes.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

AdBlock Detectado!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, nos apoie desabilitando esses bloqueadores de anúncios.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock