Ultima atualização 22 de março

Metade do crescimento do mercado de seguros mundial vem da China

Dos 150 bilhões de euros em prêmios do mercado mundial em 2016, a fatia da China contabiliza 70 bilhões. Atividade é intensificada no mercado de vida

dolar_china_27072015_356

As projeções de um estudo realizado pela Allianz mostram que o total de prêmios globais atingiu um novo recorde: US$ 3,9 bilhões no último ano; excluindo-se seguro saúde.

Em comparação com o ano de 2015, o crescimento nominal ficou em 4.4 pontos percentuais.

A primeira vista, de acordo com a Allianz, essa tendência não parece ser nada espetacular, porque apesar do ritmo de crescimento ter diminuído ligeiramente nos dois anos anteriores – quando estava acima de 5% – os números estão alinhados com a média das taxas e do crescimento global.

Efeito China

Mas o Allianz Global Insurance Map mostra que 2016 não foi um ano comum. Em um segundo olhar, é evidente que de cerca de 150 bilhões de euros, quase 70 bilhões de euros pertencem a um só mercado: a China. Isso quer dizer que o país por quase metade de todo o crescimento do último ano; sem a China, o mundo do seguro só teria crescido 2.7 pontos percentuais.

O “Efeito China” era particularmente acentuado no mercado de seguro de vida. No segmento, se excluída a participação chinesa da equação o crescimento global teria ido dos 4,7% para 2,3% em 216. Isso devido ao rápido desenvolvimento: no ano passado, o mercado de seguros de vida da China reportou a mais alta taxa de crescimento vista desde 2008, mais de 30%. Apesar de a renda per capta gasta em produtos de seguro de vida – cerca de 170 euros – ainda tenha um longo caminho até alcançar a média dos mercados mais desenvolvidos, a China já superou países como a Austria em termos de taxa de penetração de seguros.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO