Ultima atualização 12 de dezembro

Mercados emergentes conduzirão crescimento do setor

globoblue mercados emergentes

É esperado que a economia global cresça moderadamente nos próximos dois anos. Isso contibui com o apoio contínuo de crescimento no volume de prêmios do mercado de seguros, de acordo com relatório da Swiss Re.

Para o crescimento dos prêmios globais de não-vida é prevista uma ligeira diminuição. Os números vão de 2.4% em 2016 em termos reais para 2.2% em 2017, e desaceleração para 3% em 2018.

De qualquer forma, os mercados emergentes, em particular os asiáticos, serão os principais condutores do crescimento de prêmios nos setores de não-vida. Os prêmios dos mercados emergentes estão previstos para crescer de 5.3% em 2016 para 5.7% em 2017 e 6.7% em 2018

Na área de vida, os prêmios globais têm expectativa de crescimento de 4.8% em 2017 e 4.2% em 2018.

“A eleição de Donald Trump como presidente não foi explicitamente incorporada nas projeções para os EUA. Mas esse desenvolvimento não deverá impactar o emrcado de seguros nos próximos dois anos.

A zona do Euro e o Reino Unido aguardam pelo resultado de 1% e 1.5%, respectivamente. Enquanto o Japão deve crescer menos de 1%. A China conta com o crescimento de aproximadamente 6,5%.

“A indústria do seguro encara um crescimento moderado da economia global. Continua com ampla capacidade de negócios. Criando um ambiente de precificação desafiador”, acredita Kurt Karl, chefe de economia da Swiss Re. Mesmo assim, todos os volumes de prêmio continuam a crescer, juntamente com a atividade econômica. Houve também um aumento na taxa de penetração do seguro, particularmente em mercados emergentes.

Ásia emergente

Uma melhora nos preços das commodities e o fortalecimento da atividade econômica estimularão o crescimento da demanda por seguro nas regiões emergentes, diz o relatório. Notavelmente, a Ásia emergente provavelmente terá o crescimento mais forte em prêmios de não-vida, com previsão de 8% de aumentoem 2017 e 9% em 2018

Um fator que contribuirá será as oportunidades de investimento dos chineses, oferecidas pelo programa China’s One Belt One Road, que deverá gerar um aumento de demanda para seguro comercial.

Prêmios globais de não-vida

A precificação no setor global de não-vida continua sendo um desafio, diz o estudo. Ressaltando que as taxas das linhas comerciais continuam, aos poucos, se deteriorando através das regiões.

Em contraste com muitas outras linhas comerciais, no entanto, as taxas em seguro cibernético estão ficando mais duras.

Os aumentos de consciência dos riscos associados aos ataques cibernéticos e à violação de direitos de dados estão impulsionando a demanda por soluções de seguros relacionadas. Representam uma oportunidade crescimento significativa para o setor de não-vida, diz o relatório.

Os lucros na indústria de não-vida têm sido sustentados por baixos níveis de catástrofes naturais, bem como libertações de reservas.

“Presumindo uma média de perdas por catástrofes naturais e diminuindo as liberações de reserva, para o retorno sobre o patrimônio líquido é esperada uma queda de 8% em 2015 para 6% em 2016-2018”, de acordo com a Swiss Re.

No seguro de não-vida, é esperado que os prêmios globais cresçam 2.7% em 2017 e 2.9% em 2018, baseado em cessões crescentes de mercado emergentes.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock