Ultima atualização 18 de novembro

Compliance entra em debate na Escola Nacional de Seguros

Compliance é o conjunto de disciplinas adotado para se cumprir as normas legais e regulamentares em uma empresa

compliance
A Escola Nacional de Seguros realizará, em São Paulo, o evento “Compliance como Ferramenta de Gestão”. Realizado em parceria com a Associação Internacional de Direito de Seguros (AIDA). O encontro terá quatro palestras que visam esclarecer a importância do compliance para as empresas do setor de seguros.

Compliance é o conjunto de disciplinas adotado para se cumprir as normas legais e regulamentares. As políticas e diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa. Visa também evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade.

No evento, serão discutidos aspectos jurídicos e práticos da atuação dessas disciplinas nas seguradoras e operadoras de saúde. Além de seus múltiplos efeitos na vida cotidiana das empresas e como eles se constituem em ferramentas para aprimorar a gestão.

A advogada Angélica Carlini, especialista nas áreas de Direito do Seguro, Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil, ministrará a palestra “Compliance e Judicialização”. Nela, analisará as causas da judicialização das relações sociais no Brasil, o prejuízo gerado para as empresas e para os consumidores e como as medidas podem servir como ferramenta de diminuição da judicialização.

 

Segundo ela, os departamentos de compliance estão inseridos na cultura de gestão empresarial e são obrigatórios por lei. “Essa é a principal razão pela qual os profissionais do setor de seguros devem ter cada vez mais contato com as possibilidades de gestão que podem ser construídas a partir da correta atuação dos compliances”, afirma.

As demais palestras serão “Compliance e Efetividade”, “A Responsabilidade Penal dos Gestores” e “Acordos de Leniência, Aspectos Práticos”. Elas serão conduzidas, respectivamente, por Giovani Agostini Saavedra, Leonardo Pantaleão e Vera Carvalho Pinto.

O evento é gratuito e terá início às 8h30 e duração de três horas. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail [email protected]. Mais informações pelo www.funenseg.org.br.

 

Curso de extensão sobre compliance

Também estão abertas as inscrições para a extensão Compliance e Controles Internos, voltada para profissionais com ensino superior que atuem no setor ou desejam se especializar na área.

O objetivo é fornecer embasamento teórico e prático sobre as questões de controle interno voltadas ao mercado segurador. Tendo em vista os padrões internacionais, a legislação e os regulamentos que obrigam as seguradoras e resseguradoras a implantar um sistema de controles internos com foco na gestão de riscos.

O curso será no Rio de Janeiro e o investimento é de R$ 2.250,00, podendo ser dividido em quatro parcelas. O início das aulas está previsto para 11 de março de 2017.

www.funenseg.org.br é o canal para inscrições e mais detalhes sobre o curso.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock