Ultima atualização 10 de outubro

Na saúde, competência e diferenciais falarão mais alto em tempos de crise

* Marcello Avena é Head of Health & Benefits da Willis Towers Watson Brasil.
Marcello Avena

Se o maior desafio das organizações para o benefício saúde é manter o equilíbrio entre custos, qualidade e satisfação você pode imaginar como este momento de crise está sendo importante na tomada de decisões das empresas e suas áreas de Recursos Humanos (RH). O impacto da situação econômica do país na saúde suplementar já pode ser sentido com a redução no número de beneficiários, e com as altas estatísticas que 2016 já traz em relação ao desemprego. Isso, no entanto, não significa que toda a conquista – de padrão e qualidade em benefícios – está perdida.

É com resiliência e inteligência que surgem oportunidades e onde o papel da consultoria é mais do que essencial no esclarecimento e no redesenho customizado de cenários, estabelecendo ações prioritárias para cada empresa, estratégias e metas que ajudam na gestão do maior patrimônio das corporações: as pessoas.

As áreas de Recursos Humanos precisarão como nunca de uma consultoria que as apoie para que se consiga a manutenção dos benefícios conquistados. Os serviços de Gestão de Risco são cada vez mais importantes nas organizações, onde o benefício saúde é a segunda maior despesa e essencial para atrair e reter talentos. Competência e diferenciais falarão mais alto no âmbito da saúde suplementar e na conquista e manutenção de mercados.

Aqui no Brasil, a opção da coparticipação, por exemplo, já é uma realidade e um movimento “sem volta”, pois atende perfeitamente à conscientização do usuário final quanto à utilização de seu plano de saúde, permitindo que cada um seja um auditor de seu próprio uso, uma vez que participa na equação final do processo. Ela é praticada na maioria das empresas, principalmente nos procedimentos mais simples como consultas e exames. É extremamente importante a manutenção deste modelo nos desenhos das empresas, principalmente em momentos de crise como este.

Entenda alguns números

Segundo o IESS, entre o 1º semestre de 2014 e 2º semestre de 2015, ocorreu uma redução de 766 mil beneficiários dos planos médicos hospitalares, ou seja, uma queda de 1,5% no ano de 2015. Também se constata uma redução de 16% no ticket médio per capita, provavelmente em razão da migração de vidas de seguradoras para medicinas de grupo e/ ou cooperativas, bem como, downgrade de planos e adequação de elegibilidade dentro dos níveis hierárquicos das organizações. (2014: R$ 206,61 / 2015 (set): R$ 173,35).

Ainda de acordo com o IESS, quase 700 mil pessoas deixaram de ter plano de saúde no Estado de São Paulo entre março de 2016 e o mesmo mês do ano passado. Isso responde, em números absolutos, por mais de 52% das perdas de contratos em todo o País no período.

Desafio Constante

Este panorama cada vez mais complexo ressalta, mais uma vez, o valor de um trabalho efetivo e integrado entre RH, operadoras e consultoria, com redesenho do benefício para a manutenção das coberturas médicas. Alguma adequação quanto à comodidade (quantidade e abrangência) da rede de atendimento torna-se necessária para manter o equilíbrio dos orçamentos de saúde das empresas.

Apesar de o cenário ser negativo por um lado, isso se mostra positivo para o setor de saúde, que se desenvolve, se aprimora, e consolida empresas que demonstrarem o comprometimento com seus clientes. Dessa forma, os RHs poderão contar com as melhores soluções e coberturas adequadas ao momento e cultura de seu negócio.

*Por Marcello Avena

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO