Para conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares, a Fundación Mapfre e o HCor – Hospital do Coração lançam a campanha Mulheres pelo Coração.
A iniciativa, criada pela entidade na Espanha, busca alertar o público feminino sobre esse problema global. As doenças cardiovasculares, geralmente associadas ao público masculino, têm atingido cada vez mais mulheres no mundo.
No Brasil, de acordo com o DATASUS, 30,41% das mortes de mulheres são causadas por doenças do aparelho circulatório. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares causam o dobro do número de mortes em relação a todos os tipos de câncer que atingem o aparelho reprodutor feminino – o maior alvo de preocupação de mulheres em relação à saúde preventiva.
Além dos fatores de risco já conhecidos, como tabagismo, sedentarismo e maus hábitos alimentares, a saúde coronariana do público feminino também é prejudicada pelo estresse acentuado em decorrência da dupla jornada de trabalho, na vida profissional e em casa.
“A prevenção e promoção da saúde são fatores-chave que devem ser considerados por toda a sociedade. Pensando nisso, mantemos um posicionamento ativo nessa área, articulando iniciativas capazes de disseminar conhecimento e informação para um número cada vez maior de pessoas e incentivando a adoção de hábitos de vida saudáveis entre diferentes públicos”, reforça Wilson Toneto, CEO da Mapfre Brasil.
Com o objetivo de disseminar práticas preventivas e alertar sobre os riscos desses males entre o público feminino, a campanha Mulheres pelo Coração montará tendas em locais de grande circulação de pessoas, que contará com a expertise dos profissionais do HCor. Uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, realizarão exames de colesterol total, circunferência abdominal, orientação nutricional e testes para avaliar o nível de estresse.
Para as participantes, serão distribuídas a revista “Pela Saúde do Coração”, um guia prático com dicas e orientações sobre saúde cardiovascular da mulher, elaborada sob a supervisão do cardiologista Leopoldo Piegas, codiretor da Unidade Coronariana (UCO) do HCor. Espera-se, com essas ações, impactar um público de mais de 26 mil pessoas.
“Esta campanha visa destacar a importância de conhecer ferramentas práticas para o controle e a manutenção da saúde cardiovascular das mulheres. Para cumprir este objetivo, o HCor contribuirá com o seu know-how adquiridos nestes 40 anos”, conta Bernardete Weber, superintendente de Qualidade e Responsabilidade Social do HCor.
Calendário Mulheres pelo Coração
Criada em 2014, a campanha já impactou milhares de mulheres. No Brasil, a iniciativa está alinhada a uma das áreas de atuação da entidade: a promoção da saúde.
Para disseminar as informações ao maior número possível de pessoas, a campanha marcará presença em dois eventos esportivos direcionados especialmente ao público feminino: a Corrida Vênus 15k, realizada no dia 4 de setembro, no Jockey Club, em São Paulo, e a Corrida W21k – Women’s Half Marathon, prevista para o dia 16 de outubro, no campus da Universidade de São Paulo (USP).
Durante os meses de setembro e outubro serão realizadas ainda seis palestras sobre doenças cardiovasculares, com a distribuição do guia em hospitais do SUS (na Bahia, Ceará e Alagoas) que mantém parceria com o Hospital do Coração.
E, para encerrar as atividades previstas para o ano, a Fundación MAPFRE e o HCor marcarão presença, no dia 4 de novembro, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo, oferecendo orientação para as mulheres que passarem pelo local ao longo do dia.
L.S.
Revista Apólice