Ultima atualização 04 de agosto

Medicina preventiva ajuda empresa a reduzir os custos com saúde

Diante da necessidade das organizações de cortar os gastos com a assistência médica, medicina preventiva surge como uma importante saída

Nesta sexta-feira (5) comemora-se o Dia Nacional da Saúde. A data homenageia o dia do nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, que contribuiu diretamente para a estruturação de ações de saúde pública no Brasil. O objetivo da comemoração ainda consiste em promover a conscientização sobre a importância do tema entre a população, relembrar os cuidados que cada um deve ter com o corpo e fomentar a educação sanitária. A data também traz à tona um ponto que, atualmente, é considerado de extrema importância. Trata-se da promoção da saúde e da medicina preventiva nas empresas.

Apenas no último ano, segundo pesquisa realizada pela Mercer Marsh Benefícios, as empresas tiveram um aumento médio de 14,8% nos custos com planos de saúde para funcionários na comparação com o ano de 2014. E diante da iminente necessidade das organizações reduzirem custos com assistência médica, demanda potencializada pela crise econômica enfrentada pelo país, a medicina preventiva surge como uma importante saída.

“Além de controlar os custos dos planos de saúde, as ações de prevenção contribuem, efetivamente, para uma melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores, e consequentemente, no aumento da produtividade da mão de obra nas organizações. A medicina preventiva deve ser olhada com a mesma atenção da medicina curativa”, afirma Marcelo Alves, especialista em planos de saúde e seguros e diretor da Célebre Corretora.

Segundo o especialista, devido ao fato da população brasileira estar envelhecendo mais rápido na comparação com a média mundial, surgem novas necessidades de investimentos para aperfeiçoar os métodos e ações de prevenção que visam o cuidado com a saúde dos trabalhadores. “Programas de vacinação, de incentivo à prática de atividades físicas, alimentação saudável e prevenção de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), são algumas das ações que as empresas podem colocar em prática”, explica Alves.

L.S.
Revista Apólice

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