Ultima atualização 02 de junho

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Seguradora abraça bandeiras sociais

Engajando funcionários e promovendo um ambiente de trabalho mais inclusivo, AIG se posiciona no combate ao preconceito

pessoas em reunião

Em abril, a seguradora AIG Brasil assinou, em Brasília-DF, o termo de compromisso do programa “Pró-Equidade de Gênero e Raça”, uma iniciativa do então Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, que busca a adesão de empresas em prol da igualdade de direitos entre raças e entre mulheres e homens no ambiente de trabalho.

Criado em 2005, o projeto garante o Selo de Pró-Equidade de Raça e Gênero para empresas públicas e privadas participantes, mediante a comprovação de ações efetivas realizadas. “Ficamos muito honrados com este convite e por termos sido incluídos em um grupo composto por grandes empresas que, como nós, estão engajadas em respeitar a pluralidade dos funcionários e demais colaboradores, prezando por um ambiente mais rico e criativo”, comenta Nélia Soares, Diretora de RH da AIG Brasil.

O acordo se fez possível a partir de um formulário detalhado, incluindo plano de ações, que foi submetido à Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Após a avaliação inicial, a AIG foi aprovada para a assinatura do termo e, após um ano – período estipulado para a realização das atividades propostas, a empresa receberá o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça.

Há alguma tempo a companhia desenvolve o engajamento de seus funcionários em questões sociais que visam combater as barreiras e preconceitos que ocorrem pelos mais diversos motivos: gênero, raça, orientação sexual etc. No final de maio, os funcionário da AIG Brasil lançaram um grupo de funcionários voluntários no apoio à diversidade LGBT, o Diversitas. “A diversidade na é entendida como um diferencial competitivo, pois aprimora o posicionamento da companhia no mercado global”, afirma Nélia. Explicando o lema que a companhia desenvolveu e carrega ao longo dos anos: “valorizar a diversidade de perspectivas que vêm de todos os lugares e pessoas”. Isso acaba por se refletir em um ambiente de trabalho inclusivo, alinhado à missão, valores, objetivos e práticas de negócios.

Além do Diversitas, já existe outro grupo voluntário formado pelos funcionários na AIG Brasil, o Todos Pelas Mulheres & Aliados, criado em 2014 para promover o desenvolvimento profissional das mulheres na companhia, proporcionando visibilidade e benefícios de uma rede forte e comprometida.

O diretor-presidente da AIG, Paride Della Rosa, defende a pluralidade como alavanca para os negócios da Companhia. “Diversidade é um pilar estratégico na cultura da AIG, tanto local como globalmente, estimulando o crescimento da empresa e o reforço da marca.”

Ocupando o posto de empresa global, com funcionários, clientes e parceiros espalhados em diferentes países, a AIG integra a diversidade em sua cultura organizacional, acreditando que colaboradores com diferentes experiências e modos de pensar contribuem na construção de um ambiente próspero aos negócios. “O mundo se transforma diariamente e precisamos atrair talentos com percepções e opiniões múltiplas para estimularmos ainda mais a criatividade, visando a obtenção de novas ideias e inovação”, completa Della Rosa.

Nélia acredita que o mundo se transforma diariamente, e a sociedade tem aprendido, gradualmente, a conviver e debater questões sociais e comportamentais. Para ela, no mercado de seguros não é diferente. “Embora conhecido como conservador em alguns aspectos, os profissionais do setor, a exemplo da AIG, estão mais confortáveis para tratar com seriedade assuntos ligados à diversidade no ambiente corporativo, debatendo o respeito e adequação às diferentes necessidades das minorias.

A atuação do Diversitas (ligado ao tema LGBT) pretende promover um ambiente de trabalho mais igualitário, com liberdade aos colaboradores, independentemente de sua identidade de gênero; enquanto que o Todos pelas Mulheres & Aliados tem a intenção de promover o desenvolvimento profissional das mulheres na companhia, proporcionando visibilidade e benefícios de uma rede forte e comprometida. “Tudo isso, inclusive, colaborando na atração de novos talentos com percepções e opiniões múltiplas, estimulando ainda mais a obtenção de novas ideias e a inovação”, completa a executiva

Atualmente, a AIG conta com quase 100 grupos de funcionários em todo o mundo, com exemplos que vão desde “Líderes Asiáticos”, “Profissionais Negros na AIG”,  “Deficientes e Aliados”, “Mulheres e Aliados”, “LGBT e Aliados”, “Profissionais Veteranos de Guerra”, “Jovens Profissionais” etc. Todos esses grupos contam com um “patrocinador” da liderança do país de origem, que contribui com incentivo e empoderamento junto aos demais executivos para legitimar e fortalecer as discussões.

 

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