Para estimular a mobilidade e contribuir para a redução do número de carros em circulação, trazendo benefícios para o meio ambiente e o trânsito, o Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre tem apoiado ‘startups’ que operam com car sharing, em português ‘compartilhamento de carros’, por meio da oferta de seguros feitos para o negócio.
O car sharing tem crescido no Brasil e caracteriza-se por um modelo de negócio em que os proprietários de automóveis disponibilizam seus veículos, nos períodos em que ficam ociosos, para pessoas que necessitam apenas eventualmente de um carro.
O seguro oferecido pela companhia engloba as coberturas de colisão, incêndio, roubo, furto, assistência 24h e responsabilidade civil pelo período que compreende a entrega das chaves até a devolução do veículo.
Podem ser segurados carros com até 10 anos de uso e quilometragem abaixo de 100 mil quilômetros, sendo o valor da indenização, em caso de sinistro, equivalente a 100% da tabela Fipe, até o limite de R$ 70 mil.
“O rápido crescimento da frota de automóveis mundial, que hoje já é mais de 1 bilhão e deve dobrar em 10 anos, estimula a prática de compartilhamento. Além das questões econômicas e ambientais, a atual facilidade tecnológica é outra forte aliada para a prosperidade do car sharing, que se mostra ainda mais vantajoso em tempos de crise”, afirma Jabis Alexandre, diretor geral de seguros de Automóveis e Massificados da seguradora.
Toda a transação é feita online por meio dos sites das empresas com quem o grupo mantém parceria atualmente – a Parpe (https://www.parpe.com.br) e a PegCar (https://pegcar.com) -, incluindo a contratação do seguro, que é feita de maneira automática na operação.
Para alugar o carro, é necessário apresentar a carteira nacional de habilitação, por meio da qual são checadas informações do condutor, como histórico de acidentes, entre outros dados, garantindo a máxima segurança na operação.
“Na Parpe, por exemplo, o compartilhamento pode ser restrito a amigos do facebook, o que permite a busca por referências pessoais de locador e locatário com pessoas do mesmo círculo pessoal”, afirma Guilherme Cury, gerente de Marketing da Parpe.