A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Superintendência de Seguros Privados (Susep) assinaram ontem (16), no Rio de Janeiro, o Termo de Cooperação que permitirá o compartilhamento de dados do Sistema Nacional de Informações do Consumidor (Sindec) e o fortalecimento do intercâmbio de informações entre as entidades. O convênio foi firmado durante o evento em celebração ao Dia Internacional do Consumidor e ao Dia do Ouvidor promovido pela CNseg.
A secretária nacional do Consumidor, Juliana Pereira da Silva, destacou que a assinatura do Termo de Cooperação entre a entidade e a Susep visa ampliar o diálogo permanente entre os órgãos. “Ninguém faz nada sozinho. É necessário dialogar com o regulador, respeitando o papel de cada um. É um trabalho de sinergia”, observou.
O titular da Superintendência, Roberto Westenberger, reforçou o novo conceito smart regulation. “O seguro, de uma maneira geral, deve ser trabalhado na base da confiança. Vamos assinar esse convênio para que possamos, dentro desse conceito que eu chamo de supervisão inteligente ou smart regulation, fazer o uso intensivo da informação. Não há situação mais oportuna para divulgarmos essa ação”, declarou Westenberger, acrescentando ainda que esta iniciativa permitirá que os setores de inteligência de análise de informações usem esses dados em favor da sociedade. “A Susep serve à sociedade”.
L.S.
Revista Apólice