Ultima atualização 09 de dezembro

Justiça Federal determina que ANS reduza número de cesáreas em redes particulares

Ação civil propõe a criação de indicadores e notas de qualificação específica para a redução do número de partos cirúrgicos, que aumentaram na última década

Justiça Federal determina que ANS reduza número de cesáreas em redes particulares

O Ministério Público Federal instituiu uma ação civil em face da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) objetivando a expedição de regulamentação que determine, entre outras questões, a redução do número de cesarianas e a adoção de práticas humanizadas no nascimento.

Redigida pelo juiz federal Victorio Guizio Neto no dia 30 de novembro, a sentença salienta o problema do excesso do número de cesarianas reconhecido pelo poder público, assim como por todos os demais setores envolvidos. Desta forma, as políticas adotadas para a modificação desta situação foram, exclusivamente, voltadas para a promoção de campanhas de esclarecimento à população. Apesar disso, não houve obtenção de qualquer resultado positivo, a taxa de cesáreas só tem aumentado ao longo dos anos.

No Brasil, no ano de 2003, a taxa de cesárea do Sistema Único de Saúde (SUS) ficou em 27,5% e no setor da saúde suplementar, em 2004, atingiu o índice de 79,7% o que afirma configurar uma enorme discrepância entre o sistema público e o privado, segundo a sentença pública.

Para o diretor-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), Edson Rogatti, as pacientes atendidas pelo SUS são somente encaminhadas para a cesárea quando há complicações. “Os hospitais que atendem pacientes do SUS procuram seguir a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de realizar partos normais, que são mais indicados à saúde da mulher”, explica.

O documento propõe que a Agência crie indicadores e notas de qualificação específica para a redução do número de partos cirúrgicos, como forma de incentivo das práticas humanizadas e ressalta que a forma de remuneração dos médicos deve ser a mesma para ambos os tipos de parto. “Se os hospitais tivessem mais profissionais disponíveis e que trabalhassem em conjunto (enfermeiras e obstetras), o número abusivo de cesáreas talvez diminuísse, pois a principal causa desse número ser tão alto é a falta de disponibilidade desses profissionais”, ressalta Rogatti.

A Justiça Federal estabeleceu o prazo de 60 dias para que a ANS apresente as resoluções normativas necessárias para a implementação das determinações impostas.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock