Ultima atualização 07 de outubro

Setor de seguros apresenta pessimismo quanto ao futuro

Em setembro, Índice calculado pela Fenacor chegou a 64,8%. Pelo primeiro mês, nenhum segmento registrou expectativa de melhora no crescimento da economia

Setor de seguros apresenta pessimismo quanto ao futuro

Mais uma vez, o setor se manifestou de forma pessimista quanto ao futuro. O Índice de Confiança e Expectativas do Setor de Seguros (ICSS), calculado a partir de pesquisa realizada pela Fenacor, continua em queda e chegou a 64,8% em setembro. Calculado de zero a 200, o percentual continua sofrendo o impacto das notícias de incerteza no mercado nacional e da retração econômica.

“Na pesquisa com as 100 empresas entrevistadas, percebemos os receios do setor nos últimos meses. Aumento da carga tributária, diminuição nas vendas de carros novos, que geram mais de 50% da receita do setor, e o freio nos gastos com novos produtos pelos clientes são preocupantes. Nossa pesquisa recebe todas estas influências por parte do empresariado. O que precisa ser feito é observar e pensar em novas formas de empreender”, analisa o presidente da Fenacor, Armando Vergílio, lembrando que o cenários e as possíveis saídas serão temas de muito debate durante do congresso da categoria.

tabela 1 ICSS set. 2015

 

Segmentos esperam estagnação econômica

Pelo primeiro mês, não houve nenhum segmento registrando expectativa de melhora/otimismo quanto ao crescimento da economia. Em setembro, todos os três segmentos da área de seguros ficaram com expectativas negativas com altos percentuais de pessimismo em relação ao crescimento da economia brasileira. 54% das seguradoras, 45% das corretoras e 50% das resseguradoras esperam piora.

Corretoras temem piora na rentabilidade…

As seguradoras tiveram impressões positivas em relação a rentabilidade em setembro: 52% delas esperam manutenção ou aumento. Este percentual é de 57% para as resseguradoras.
Já entre as corretoras, que lucram apenas sobre as vendas, 60% esperam piora. Este é um reflexo da estagnação da economia e do controle de gastos por parte dos clientes.

… E também se preocupam com faturamento

Entre seguradoras e resseguradoras, a maior expectativa quanto ao faturamento é a de manutenção para 50% delas. Estes são os maiores percentuais com expectativas positivas. As corretoras seguem em alerta: 59% esperam um cenário ruim em seu faturamento nos próximos seis meses.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock