A Fundación Mapfre, instituição sem fins lucrativos que promove e desenvolve atividades de interesse geral da sociedade lança, no Brasil, o Programa Segurança Viária na Empresa, voltado à redução de acidentes de trânsito durante o percurso de ida e volta dos colaboradores ao trabalho.
A ação é promovida pela Fundación Mapfre em linha com a Década de Ações para a Segurança Viária 2011-2020, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para estabilizar e reduzir acidentes de trânsito em todo o mundo.
A iniciativa foi criada para despertar a importância da segurança viária no ambiente laboral e reduzir a ocorrência de acidentes de trânsito em duas situações: nos itinerários casa-trabalho, durante os trajetos de ida e volta dos trabalhadores, e nos deslocamentos realizados no horário comercial, como visitas a clientes, fornecedores e parceiros.
O programa é formado por 12 cursos online, divididos em dois tipos de fatores (comuns e profissionais), que totalizam mais de cinco horas de treinamentos capazes de ajudar a prevenir os acidentes e melhorar a segurança viária no âmbito laboral. Os cursos oferecem conteúdo de interesse geral e direcionamento especial para condutores, que poderão obter mais informações sobre veículos adaptados, ônibus, trabalho em construções e limpeza viária, além de cuidados especiais com pedestres.
A iniciativa conta com uma página especialmente desenvolvida para a formação online (www.segurancaviarianaempresa.com). Os cursos são gratuitos e foram elaborados para oferecer uma visão clara e completa de todos os fatores que influenciam a segurança viária de acordo com as características de diferentes empresas.
O acesso ao programa deve ser feito por um representante da empresa com atuação nas áreas de recursos humanos, prevenção de acidentes ou segurança do trabalho, que será responsável por gerenciar e aplicar o conteúdo entre os trabalhadores elegíveis a esse tipo de formação.
“A manutenção de um ambiente seguro no trabalho também precisa incluir cuidados especiais com a segurança viária. Percursos de ida e volta às empresas, além do trânsito para diferentes tarefas, precisam ser realizados com a devida conscientização que torne o local de trabalho um ambiente mais seguro para todos: desde os condutores até os pedestres”, diz o CEO da Regional Mapfre Brasil, Wilson Toneto.
L.S.
Revista Apólice