A Secretaria das Cidades de Pernambuco, através do Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran-PE), uniu-se à Fenacor e ao Sincor-PE e criou o Espaço DPVAT, localizado na sede do Detran-PE. Inédita no Brasil, a ideia foi apresentada pelo presidente do Conselho da Fenacor e coordenador do Maio Amarelo em Pernambuco, Carlos Valle, e deverá servir de modelo para outros Estados.
Durante a cerimônia de inauguração do Espaço DPVAT, o presidente do SindsegNNE, Mucio Novaes, destacou a importância da iniciativa. “Esta é mais uma forma de facilitar o acesso da população a esse direito, sem que haja a necessidade de qualquer tipo de intermediário”, declarou o executivo.
Segundo o secretário das Cidades, André de Paula, o local vai oferecer, de forma permanente, atendimento especializado e gratuito aos cidadãos que precisam dar entrada no seguro DPVAT e obter informações sobre o benefício em casos invalidez, morte e atendimento médico-hospitalar, relacionados a acidentes de trânsito, bem como a solucionar problemas como o pagamento do seguro obrigatório em duplicidade.
Já o diretor presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, destacou que as redes de saúde pública e privada, delegacias e outros órgãos encaminhavam as pessoas ao Detran para solicitar a indenização do DPVAT e o próprio cidadão procurava o órgão em busca de informações. Diante disso, o governador Paulo Câmara determinou que fosse firmada a parceria com a Fenacor e o Sincor-PE, a fim de tornar o órgão oficialmente um entreposto para demandas do DPVAT, acabando com a exploração realizada por terceiros.
“Em alguns casos, esses intermediários cobram até 30% do valor da indenização do DPVAT para prestar um serviço ao qual o cidadão tem direito gratuitamente”, disse Ribeiro.
O Espaço funcionará em sala própria na sede do Detran-PE, das 8h às 16h, e tem como objetivo fortalecer a campanha nacional “DPVAT sem Intermediários”. Desde maio, equipes do DPVAT visitam a sede do Detran para auxiliar a população.
Participaram ainda da cerimônia a presidente do Sincor-PE, Claudia Cândido Diniz, e o diretor da Seguradora Líder DPVAT, Carlos Guerra.
L.S.
Revista Apólice