Ultima atualização 03 de julho

Tecnologia vai revolucionar a gestão de saúde populacional

*Por Fábio de Souza Abreu

Fábio de Souza Abreu, diretor executivo da AxisMed

Você é uma pessoa saudável, mas toma remédio para controlar a pressão alta. De repente, sem qualquer motivo aparente, sente uma pressão no peito e formigamento no braço esquerdo, seguido de dor. Você, como a maior parte da população, pensa que está sofrendo um ataque cardíaco e corre para o pronto-socorro. Só então descobre que a angina não passa de gases, fica constrangido e sente que desperdiçou um tempo precioso.

O caso é tão frequente que se tornou parte de uma bem humorada peça publicitária sobre doação de órgãos, atualmente em exibição na TV brasileira. Mas essa cena está com os dias contados. No futuro, você receberá uma mensagem de texto ou ligação telefônica personalizada, explicativa e orientadora sobre os sintomas e o medicamento correto para livrá-lo do problema. É a versão virtual do antigo médico da família, que vai monitorá-lo 24 horas.

Informação em tempo real impacta diretamente na prevenção de doenças. Principalmente para pessoas com problemas crônicos de saúde, que precisam estar sempre atentas para não se transformarem em pacientes. Na gestão de saúde atual, o indivíduo é visto apenas como doente ou saudável. Mas ele pode não estar doente e estar desenvolvendo uma doença. Ninguém é 100% saudável. Estamos bem, mas vamos perdendo a saúde ao longo da vida, nosso metabolismo e as necessidades mudam conforme a idade. Vamos regredindo, ficamos 99% saudável, 98% e assim por diante, até surgirem os sintomas da doença.

De acordo com o recém-divulgado Relatório Sistêmico de Fiscalização da Saúde do Tribunal de Contas da União (TCU), 87 hospitais, de um total de 105, têm sua capacidade de ocupação ultrapassada em 100% e tornam-se um ambiente, no mínimo, desequilibrado, como constatado pela própria equipe do TCU: em uma das entidades visitadas no Amapá, um paciente que tinha sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) aguardava há cinco horas, deitado em um banco no corredor, a chegada de um médico neurologista; em alguns hospitais da Paraíba, havia dificuldade para transitar entre os leitos, e na recepção de um hospital universitário, localizado em Santa Maria (RS), pacientes estavam em macas. Histórias que vemos repetir mês após mês na mídia há anos.

Ainda segundo o estudo, “historicamente, a maioria da população brasileira busca o hospital como a primeira e principal opção de atendimento médico, o que configura o modelo de saúde denominado hospitalocêntrico. Assim, não se busca a Atenção Básica, que deveria ser a porta de entrada preferencial do sistema”. Fica evidente, então, esse mau direcionamento como principal causa da superlotação hospitalar, que transforma “os prontos-socorros em um depósito de problemas não resolvidos”, como apontado no relatório.

Diante desse panorama, fica fácil constatar que a adoção de sistemas preventivos é um dos remédios que devem ser receitados para a melhora da saúde do País. Caso exemplar dessa constatação parte do sistema privado brasileiro com a orientação clínica por telefone para usuários de planos de saúde, também utilizada pelos sistemas públicos de países como Reino Unido, Portugal e Noruega.

Aproximadamente 30% da população brasileira sofre com uma ou mais doenças crônicas e cerca de 10% necessita de monitoramento contínuo. Taxa de glicemia, por exemplo, requer coleta e o feedback de um profissional. Alguém precisa notificar o paciente de que está na hora de fazer o exame, analisar o resultado e dar as orientações necessárias. Mobile e wearable vão revolucionar a gestão de saúde populacional. Todos os dados sobre a saúde da pessoa serão armazenados em uma central, como exames, dietas, medicamentos e cirurgias. Este banco de dados será acessível e abastecido por todos, dos laboratórios aos médicos.

A informação será das pessoas e não dos prestadores de serviço. A prevenção dominará o cenário, não mais em consultórios médicos ou hospitais. Não se trata de ficção científica, mas de uma realidade muito mais próxima do que se imagina. Já temos smartphones de pulso, que permitem estarmos conectados dia e noite. É preciso ligar os elos e desenvolver um sistema de conexão. Estamos próximos dessa realidade, mas é necessária uma mudança estrutural do sistema de saúde.

* Fábio de Souza Abreu (foto), diretor executivo da AxisMed

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