Ultima atualização 08 de maio

Dengue também afeta mercado de seguros

O exame rápido de detecção da doença não tem cobertura obrigatória nos planos de saúde

A dengue assola o País e, em graus diferentes, tem impedido viagens. Locais como Pernambuco, Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Paraná apresentam dados alarmantes sobre a doença. A prevenção é a principal arma contra a doença, por isso os habitantes devem ficar alertas sobre alguns cuidados necessários.
“O quadro clínico da dengue é muito variável, de leve a grave, e pode até mesmo levar à morte”, explica dr. José Geraldo Barbosa Jr., médico responsável pelo atendimento do Sergurviaje da Mapfre.
A Fenasaúde, em nota, pontua que os beneficiários de planos de saúde precisam ficar atentos sobre a forma de fazer o diagnóstico. Há dois tipos de testes que podem ser realizados, mas o teste rápido não tem cobertura obrigatória das operadoras de plano de saúde. Esse teste é feito em laboratórios que possuem o kit para identificação da doença, mas especialistas alertam que um falso negativo é possível nesses casos, já que o teste rápido teria mais eficácia nos primeiros dias da manifestação da doença.
Já o exame de sorologia da dengue, está coberto.  O diagnóstico sorológico é realizado através da pesquisa e dosagem dos anticorpos das classes IgM e IgG.  O teste é realizado pela maioria dos laboratórios. Os médicos devem seguir as orientações do Ministério da Saúde para a sua realização, que depende da situação epidemiológica.

Transmissão e Prevenção

Para adultos: usar repelentes de boa procedência e reaplicá-lo a cada quatro ou seis horas.  Vestir roupas como calças compridas e blusas de manga comprida, quando possível, também funcionam, pois  diminui a exposição da pele.

Para crianças: para crianças de 2 a 12 anos, o repelente deve ser adequado à idade. A aplicação não é recomendada em bebês com menos de dois anos, pois o produto contém substâncias nocivas para os pequenos. O método preventivo mais apropriado é o uso de calças e mangas compridas; e para os bebês e pessoas que costumam dormir durante o dia, o uso de mosquiteiros.

Cuidados também em casa

Além de adotar medidas preventivas durante as viagens, é necessário combater a dengue também em casa, na escola e no trabalho, ficando atento a possíveis focos do mosquito vetor. Plantas que estão expostas devem sempre conter areia nos vasos, o mesmo vale para pratos, pneus, calhas e telhados e qualquer recipiente que acumule água. Para armazenar água para uso, o local deve sempre estar bem fechado.
“É muito importante cobrir baldes, bacias, utilizar cloro em piscinas e deixá-las cobertas quando não estiverem em uso. Preencher os pratinhos dos vasos de plantas com areia até a borda, não deixar acumular água e manter os ambientes fechados até o momento do uso são atitudes simples, mas muito importantes”, diz o médico.

A Dengue no Brasil
Segundo dados do Ministério da Saúde, foram registrados 460.502 casos de dengue no país de janeiro a 28 de março. O Sudeste teve o maior número de casos notificados (304.251; 66,1%), seguido por Centro-Oeste (59.855 casos; 13%), Nordeste (51.221 casos; 11,1%), Norte (19.402 casos; 4,2%) e Sul (25.773 casos; 5,6%).

No ano, houve aumento dos casos por habitantes em todas as regiões do país, com o Centro-Oeste e o Sudeste apresentando as maiores incidências: 393,3 casos por 100 mil habitantes e 357,5 casos por 100 mil habitantes, respectivamente. Os estados com mais incidência são: Acre (882,5 casos/100 mil hab.), Goiás (702,4 casos/100 mil hab.) e São Paulo (585,5 casos/ 100 mil hab.).
Além disso, apenas no primeiro trimestre do ano, a doença já provocou 132 mortes, um crescimento de 29% em relação ao primeiro trimestre de 2014. “Para auxiliar no combate à doença é muito importante que qualquer suspeita da enfermidade seja comunicada à Vigilância Epidemiológica”, recomenda o médico.

Amanda Cruz
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock