Escadas sem corrimão, iluminação inadequada, mobiliário e tapetes soltos, piso escorregadio, falta de manutenção do imóvel. Esses são apenas alguns dos fatores que podem levar a acidentes domésticos graves envolvendo, principalmente, a população idosa.
Segundo dados do Ministério da Saúde, os acidentes domésticos são uma das principais causas de danos físicos e até mesmo morte na terceira idade e, em sua maioria, poderiam ser evitados com medidas preventivas simples.
A fim de reduzir esse quadro e transformar o lar dos idosos em um ambiente mais seguro e confortável, a Mondial Assistance Brasil oferece aos seus clientes check ups preventivos de ambientes residenciais. A empresa disponibiliza uma equipe técnica especializada em realizar vistorias, identificar riscos e adequar espaços a fim de evitar acidentes domésticos, além de realizar manutenções de instalações elétricas e verificações de vazamentos, por exemplo, antecipando a solução para possíveis problemas.
De acordo com Carlos Cortez, diretor de marketing da companhia, a realização de um check up residencial preventivo contribui consideravelmente para minimizar as chances de acidentes com idosos dentro de casa.
Para alertar a população, a empresa lista alguns cuidados básicos que devem ser tomados para tornar o ambiente residencial mais seguro para os idosos:
✓ Mantenha a área de circulação livre de objetos e móveis soltos para facilitar a locomoção entre os cômodos;
✓ Tenha uma iluminação adequada para cada ambiente;
✓ Proteja cantos de mesas e sofás com materiais adequados, como silicone;
✓ Corrija irregularidades do piso do imóvel;
✓ Instale barras laterais nos boxes dos chuveiros e nos corredores;
✓ Utilize tapetes antiderrapantes nos banheiros e cozinha;
✓ Realize regularmente um check up residencial preventivo para que profissionais especializados possam identificar e corrigir esses e outros possíveis agentes causadores de acidentes.
L.S.
Revista Apólice