O Hospital Teresa de Lisieux, da rede Hapvida, foi o único da Bahia selecionado a participar do Projeto Parto Adequado, uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Hospital Israelita Albert Einstein e do Institute for Healthcare Improvement (IHI). Com apoio do Ministério da Saúde, o projeto incentiva a realização do parto normal, reduzindo o percentual de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar e no Sistema Único de Saúde (SUS).
Foram selecionados 23 hospitais privados e cinco maternidades do SUS em todo País, totalizando 28 instituições. De acordo com a gerente de Medicina Preventiva da rede, Ana Luiza Augusto Shoji, todo o corpo clínico do Hospital Teresa de Lisieux, localizado em Salvador (BA), será capacitado em São Paulo.
“Os médicos e enfermeiros obstetras serão treinados por especialistas no laboratório de simulação realística do Hospital Albert Einstein, montado especialmente para o projeto. Já realizamos cerca de 30% de partos normais em Salvador, mas pretendemos aumentar esse percentual e expandir a experiência do projeto para outras unidades do Hapvida”, revela a executiva.
Ana Luiza comemora a participação do Hospital Teresa de Lisieux no Projeto Parto Adequado e ressalta as iniciativas da operadora em investir na saúde da gestante. “Somente grávidas saudáveis conseguem levar sua gestação até a hora certa do bebê nascer, podendo assim evoluir para um trabalho de parto normal, sem risco. Por isso, o investimento inicial é no atendimento pré-natal, com apoio do Programa de Atenção às Gestantes do Hapvida, vinculado ao serviço de Medicina Preventiva HapPrev”, pontua ela.
L.S.
Revista Apólice