Ultima atualização 11 de fevereiro

Conflitos interestaduais são prováveis riscos à estabilidade mundial dos próximos dez anos

Dado foi apontado pelo levantamento do Fórum Econômico Mundial, que contou com informações e análises da Zurich

O Fórum Econômico Mundial divulgou recentemente o relatório Riscos Globais 2015, documento que contou com informações e análises da Zurich. “A contribuição da Zurich para o conteúdo deste relatório é uma das muitas maneiras de ajudar nossos clientes a entenderem e reduzirem sua exposição ao risco”, afirma Werner Stettler, vice-presidente de Corporate & Comercial para Seguros Gerais Brasil da companhia.

Em sua décima edição, pela primeira vez o levantamento apresenta, além dos reflexos da globalização e da interconexão dos riscos, suas potenciais causas e possíveis soluções.

Ameaças e desafios

Pela primeira vez, o relatório no Fórum Econômico Mundial não é encabeçado por questões econômicas, sendo o panorama liderado pelos conflitos geopolíticos, tema praticamente inexistente desde a queda do muro de Berlim, há 25 anos. O risco de conflito internacional é a maior ameaça à estabilidade mundial nos próximos 10 anos.

Porém, 2015 distingue-se do passado, com novos riscos devido às novas realidades econômicas, às informações globalizadas e às tecnologias emergentes, neste caso os ciberataques.

“Vinte e cinco anos após a queda do Muro de Berlim, o mundo enfrenta agora o risco de importantes conflitos entre estados”, diz Margareta Drzeniek-Hanouz, economista principal do Fórum Econômico Mundial. “No entanto, os meios para executar tais conflitos, quer seja através de ciberataque, competição por recursos ou sanções e outras ferramentas econômicas, são mais amplos do que nunca. Enfrentar estes possíveis estímulos e tentar encaminhar o mundo para uma rota de parceria em vez de competição deve ser uma prioridade para os líderes, agora que entramos em 2015”, completou Margareta.

Em termos de impacto, o maior risco apontado é o da crise de abastecimento de água. As potenciais catástrofes ambientais começam a se confirmar, sem que haja progressos suficientes para a resolução do problema. Em segundo e terceiro lugar, os riscos mais impactantes à estabilidade social são a propagação de doenças infecciosas e as armas de destruição massiva.

Urbanização

Segundo Axel P. Lehmann, chefe da área de risco do Grupo Zurich, “a urbanização aumentou o bem-estar social. Mas como as cidades se desenvolvem muito rapidamente, sua vulnerabilidade é maior também, e pandemias, colapsos nos sistemas de água, energia e transporte e o impacto das mudanças climáticas representam as maiores ameaças. Especialmente, em países emergentes”.

A urbanização em países em desenvolvimento é uma das três constelações de riscos que se sobressaem nas descobertas das pesquisas. As outras duas são a interação entre a geopolítica e a economia e administração das tecnologias emergentes (os mecanismos de supervisão devem equilibrar questões comerciais, éticas e ambientais).

Além da Zurich, o relatório de Riscos Globais 2015 foi desenvolvido com o apoio das empresas Marsh & MacLennan, com colaboração de consultores acadêmicos. Para conferir o levantamento completo, acesse http://goo.gl/FwTFJr.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO