Ultima atualização 17 de dezembro

powered By

Centro de Tecnologia Allianz realiza crash test transportando árvores de Natal

Empresa aponta o perigo de levar árvores no carro sem adotar medidas de segurança necessárias e mostra cuidados necessários com demais enfeites

belissima-arvore-de-natal-156a8 1

Natal 2014 – O Centro de Tecnologia Allianz em Munique, na Alemanha, realizou um crash test para demonstrar o perigo de levar árvores de Natal no carro sem adotar as medidas de segurança necessárias. A ação simulou a colisão de um veículo a 50 km/h, que está com um pinheiro preso no teto, contra um carro estacionado. Apesar de o automóvel estar a uma velocidade relativamente baixa e a árvore presa por cordas elásticas com ganchos nas extremidades, ela deslizou com a batida e se transformou em uma espécie de míssil, colocando em perigo os ocupantes do veículo da frente.

No Brasil, a área de sinistros da Allianz Seguros elaborou algumas dicas para evitar acidentes com a decoração do pinheiro, seja artificial ou não, dentro de casa. Para uma árvore de Natal de grande porte, por exemplo, o bagageiro é a única forma sensata de transportá-la. Entretanto, o pinheiro deve estar bem preso para que não se mova com as freadas.

Já para prender a árvore no teto, é necessário o uso de cintas de aparelhamento (uma pulseira feita de material não elástico com prendedores), e a fixação nas travessas do rack e no tronco da árvore. A cinta também precisa ser amarrada ao redor da parte superior da árvore, para evitar que ocorra o deslizamento lateral.

Caso seja necessário transportar o pinheiro dentro do carro, é imprescindível a certeza de que ele caberá no veículo. Os bancos traseiros podem ser rebatidos para aumentar consideravelmente o espaço a ser utilizado. E mesmo dentro do carro, a árvore deve ser fixada ao chão para evitar que ela escorregue e atrapalhe a condução do veículo.

Decoração natalina com segurança

Para um Natal “sem dores de cabeça”, alguns cuidados também devem ser tomados não apenas com a árvore, mas com todos os enfeites de Natal.

Evite usar spray de neve em pó ao decorar a árvore de Natal, pois o uso de spray ajuda a propagar o fogo. Se usar velas de cera para decorar a casa, certifique-se de que elas estejam em um local bem visível e colocadas longe de outras decorações que possam ser inflamáveis.

Nunca deixe velas acesas sem supervisão e certifique-se de deixá-las fora do alcance de crianças e animais e, se usar luzinhas decorativas, certifique-se de que estejam em bom estado, porque elas podem pegar fogo facilmente.

Atente-se de que a árvore esteja bem colocada e que não haja perigo de ela cair ou de alguém tropeçar nela e posicione o objeto o mais longe possível de aparelhos de aquecimento ou outros aparelhos eletrônicos.

L.S.
Revista Apólice

 

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.