Ultima atualização 27 de novembro

Companhias também devem ficar atentas durante Black Friday

Seguro contra cyber risks protege empresas varejistas contra problemas relacionados à infraestrutura e ataques de hackers

cyber risks 1

A Black Friday chega ao Brasil nesta sexta-feira (28) e assim como os consumidores, que devem tomar uma série de precauções na hora de realizar suas compras, já existem formas dos varejistas se protegerem de possíveis fraudes e até mesmo de problemas relacionados à infraestrutura de sites, por exemplo.

O seguro contra cyber risks ainda é pouco requisitado no Brasil. Em mercados mais maduros, como o americano e o europeu, a contratação é feita por mais de 30% das companhias, que precisam ter plataformas seguras de armazenamento de dados e informações eletrônicas.

“Essa modalidade de seguro é importante em todos os momentos, porém essa é uma data que se torna, a cada ano, mais importante para o varejo virtual. Um problema causado no início da promoção pode afetar a venda inteira da empresa. As empresas investem milhões de reais em publicidade e se algo der errado em sua plataforma nessa data, tudo pode ser perdido e ainda mais, a imagem da empresa pode ser vinculada a uma eventual falha de plataforma e ataques de hackers”, explica Marcelo Pollak, gerente de linhas financeiras da corretora de seguros Willis Brasil.

O seguro contra ataques cibernéticos tem coberturas tanto de danos a terceiros, consumidores e parceiros, como também para a empresa que contrata o seguro, “No caso de situações de suspeitas de invasões, podem ser utilizados os serviços de empresas especializadas em realizar varreduras em sistema operacionais sem custo adicional, justamente com o objetivo de evitar sinistros no futuro, além de cobrir um eventual lucro cessante da empresa causado por um ataque cibernético”, explica o especialista.

Uma pesquisa realizada em 2013 pelo Ponemon Institute, a pedido da RSA Data Security, divisão de segurança da companhia de soluções em nuvem EMC, envolvendo 1.100 empresas varejistas nos Estados Unidos e Reino Unido, mostrou que a maioria dessas organizações nota um aumento no número de ataques durante a Cyber Monday, a segunda-feira após a Black Friday, em que há um incentivo para compras online em solo americano. O estudo pontuou ainda que os ataques virtuais podem custar US$ 3,4 milhões por hora.

“Com o incremento das vendas online, seja na Black Friday ou fora dela, os varejistas e empresas de uma forma em geral devem se precaver para evitar perdas que comprometam os seus resultados financeiros e que podem gerar problemas ainda maiores, como danos permanentes a imagem da empresa. O seguro contra os ataques cibernéticos é uma alternativa que ainda precisa se consolidar no país e o nosso receio é que isso só ocorra depois que alguma grande empresa for impactada”, finaliza Pollak.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO