A Allianz Seguros lança em formato 100% digital, o Relatório de Sustentabilidade 2013, disponível no endereço http://www.relatorioallianz.com.br. Neste ano, a companhia adotou o Global Reporting Initiative (GRI) – metodologia mais difundida atualmente para a elaboração de Relatórios de Sustentabilidade em todo o mundo – e também desenvolveu sua matriz de materialidade, que é a representação gráfica dos temas prioritários que se referem à sustentabilidade, apontados como relevantes pelo público com os quais a empresa se relaciona, e a importância em si destes temas para a companhia.
“A publicação anual do nosso relatório é uma demonstração do nosso forte compromisso com o desenvolvimento sustentável. Nossa companhia tem investido e evoluído de forma sólida no tema e esse documento é uma forma de prestar contas para a sociedade de nossas ações com esse foco”, declara Ingo Dietz, diretor Executivo de Relações Institucionais. Outro ponto de destaque é a publicação em formato digital, sem impressões. O Grupo Allianz assumiu o compromisso voluntário de reduzir em 35% suas emissões de CO₂ até 2015. Em 2013, atingiu a marca de 37,2% de redução.
Jornada Sustentável
Junto do relatório, a Allianz Seguros também lança a “Jornada Sustentável de A a Z”, com ferramentas didáticas e interativas para divulgar as ações de sustentabilidade desenvolvidas no grupo. No link www.allianz.com.br/jornada é possível acessar o material que traz uma apresentação explicativa – que vai de A a Z -, com um tópico de sustentabilidade para cada letra do alfabeto, onde o visitante navega por tópicos de sustentabilidade e conhece como a companhia desenvolve ações para cada um deles. No fim desta jornada, há ainda um vídeo, que explica como e por que a sustentabilidade é levada a sério na Allianz.
Educação Financeira
Uma das ações de responsabilidade social de destaque em 2013 e presente no relatório foi o lançamento do programa de voluntariado corporativo,My Finance Coach, que promove a educação financeira entre jovens estudantes de escolas públicas e privadas. Colaboradores da comp visitam salas de aula para ensinar gerenciamento de finanças, formas inteligentes de poupar e evitar o endividamento. A iniciativa foi criada pelo Grupo Allianz na Alemanha e já está presente além do Brasil em países como a Argentina, Indonésia, Malásia, Tailândia, entre outros.
O programa, lançado no segundo semestre de 2013, conta com um corpo de colaboradores voluntários da Allianz e já alcançou expressivos resultados, tendo beneficiado mais de três mil crianças e adolescentes. Em 2012, o MFC foi premiado pela Unesco – agência da ONU voltada para Educação, Ciência e Cultura – como Projeto da Década dedicado ao tema “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”.
A.C.
Revista Apólice