Ultima atualização 09 de junho

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Startup lança alternativa virtual aos planos de saúde

Zap Saúde criou modelo inovador que torna serviços médicos entre 50% e 70% mais baratos para os pacientes

Uma alternativa para os pacientes que não querem ficar a mercê do SUS e nem pagar os altos preços cobrados por Planos de Saúde. Esta é a proposta da Zap Saúde (www.zapsaude.com.br), uma startup que oferece agendamento online de consultas e exames com valores acessíveis. Lançada em agosto de 2013, a empresa já tem mais de sete mil usuários cadastrados.
Para utilizar seus serviços, os pacientes se cadastram no site e buscam o tipo de atendimento ou especialidade que necessitam. O sistema tem mais de mil profissionais e prestadores de serviços disponíveis em 43 cidades, em áreas como cardiologia, odontologia, oftalmologia, acupuntura, entre outras. Em seguida, basta escolher a data e horário e fazer o pagamento pelo próprio site. Não há mensalidade e os usuários podem utilizar a plataforma 24 horas por dia.
Com a Zap, os usuários economizam em média 50% em atendimentos médicos e 70% em exames – as consultas custam a partir de R$ 40. “Levamos para a população um serviço de qualidade por um valor acessível”, afirma Janaina Carneiro, gerente de marketing da empresa. Por outro lado, os serviços oferecidos são um bom complemento para quem tem um plano de saúde restrito à internação, por exemplo. Neste caso, a plataforma pode ser usada apenas para exames e check-ups de rotina.
Os médicos também têm vantagens. Além de eliminar os intermediários, o valor que recebem na plataforma é estabelecido por eles próprios e supera àqueles repassados pelos planos de saúde tradicionais. Outra vantagem é a diminuição da taxa de no show, já que a empresa manda lembretes para os pacientes por SMS e e-mail antes das consultas. Caso desista do agendamento, o usuário pode pedir reembolso e liberar a agenda do profissional.
A Zap Saúde ganha com uma pequena taxa de serviço paga pelos clientes – em geral, 10% do valor cobrado pelos médicos e laboratórios. “É um modelo democrático que pode ter um grande impacto social no Brasil”, diz Carneiro. Com grande penetração no Rio Grande do Sul, o plano da startup agora é expandir para outras regiões do Brasil. A meta é estar presente em todos os estados do Sul e Sudeste e ter 150 mil usuários cadastrados até o fim do ano.

T.C.
Revista Apólice

 

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