Casualty é o foco da Berkley Seguradora, que lançou nesta terça-feira (18/06) produtos de Responsabilidade Civil Geral e Profissional, D&O e Eventos.
Segundo o presidente da companhia, José Marcelino Risden, eles identificaram a demanda e decidiram partir para novas linhas de negócios, além dos ramos diversos e transportes, sempre com ênfase em soluções corporativas.
Em sua carteira de produtos está o RC Profissional (E&O), que protege o segurado de danos causados a terceiros em virtude de erros e omissões durante a atividade profissional, e o D&O, que é indicado para assegurar o patrimônio pessoal de diretores, administradores, conselheiros e estatutários em casos de punição por atos de gestão.
Os novos produtos são direcionados a clientes corporativos de grande, médio e pequeno porte, tendo como característica principal a simplificação do processo de cotação e elaboração de propostas de acordo com cada demanda.
A gerente de RC Profissional e D&O, Mariana Ortiz, destacou que o grande diferencial dos produtos lançados agora são as coberturas agregadas. “Enquanto seguradoras criam subcoberturas, nosso produto oferece cobertura 100% executável”.
A aposta da empresa em produtos de RC vem do resultado de estudos que mostram que a demanda brasileira vai crescer rapidamente. “O brasileiro está mais consciente de seus direitos. Por outro lado, sofremos com um sistema judiciário moroso e com altas custas processuais”, ressaltou Mariana.
Robert Hufnagel, vice-presidente da seguradora, informou que este é só o início de uma nova fase da empresa, que investiu mais de R$ 1 milhão para desenvolver os sistemas de operação dos novos produtos. Além disso, a companhia passa por uma fase de contratações e remodelagem para atender seus clientes. Neste aspecto, ele adiantou que a Berkley passará a operar com assessorias de seguro, devendo contar com 20 empresas deste tipo para distribuir seus produtos.
A seguradora brasileira faz parte de um grupo internacional que engloba mais de 60 empresas. Matt Kelly, diretor para a América Latina do Grupo, disse que há disponibilidade de investimento em novos produtos e que isso é constantemente estudado. “Há dois meses, visitaram o Brasil funcionários da empresa de Life Science e da Final Art, para buscar oportunidades por aqui”.
Diego Miagro, diretor especialista em RC Geral para a América Latina, adiantou que a seguradora já trabalha com a possibilidade de entrar no mercado de Oléo e Gás, para empresas com atuação onshore, principalmente de olho nas operações que terão início com o pré-sal.
Kelly Lubiato / Revista Apólice