O Grupo Bradesco Seguros e a ProDeaf lançam, nesta terça-feira, 2 de abril, o ProDeaf Móvel, um aplicativo para a comunicação entre ouvintes e surdos utilizando o telefone celular. Por meio da ferramenta tecnológica, a pessoa que quer se comunicar com um surdo digita uma mensagem no celular clicando no ícone da lupa, ou ainda pode falar a mensagem após clicar no ícone do microfone. A mensagem, então, é traduzida para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por meio de um avatar hospedado na nuvem onde se encontra a inteligência da solução, com a utilização de um dicionário de 3.700 sinais.
Disponível para dispositivos Android, o novo aplicativo pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos Google Play. A previsão é de que nos próximos meses também esteja disponível a versão para iOS com download gratuito na Apple Store. A solução foi desenvolvida pela ProDeaf – empresa especializada no desenvolvimento de inovações de acessibilidade no ambiente digital – com suporte operacional e patrocínio do Grupo Bradesco Seguros. Já está em fase de desenvolvimento a tecnologia que permitirá que a câmera do celular capte a linguagem LIBRAS e a traduza para texto ou voz.
“O objetivo do Grupo Bradesco Seguros foi abraçar a causa da comunicação e da acessibilidade e ajudar os surdos na interação com as pessoas de seu círculo social. Um parente ou amigo pode usar o seu próprio celular para transmitir uma mensagem que será compreendida pelo surdo. Nos testes que fizemos, eles ficaram muito contentes com a solução, pois muitos familiares e amigos não conhecem LIBRAS”, ressaltaMauricio Barbieri, Superintendente de Soluções Digitais do Grupo Bradesco Seguros.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil 10 milhões de surdos e, desse total, 2,7 milhões não conhecem a língua portuguesa.
A.C.
Revista Apólice