Ultima atualização 27 de fevereiro

Prêmios de seguros crescem 18% na Argentina

Segundo dados divulgados pelo órgão regulador do setor, número marca o segundo crescimento mais rápido na última década, atrás apenas de 2011

Os prêmios de seguros na Argentina atingiram um novo recorde no final de 2012, expandindo 18% em termos reais em relação ao ano anterior, para 74,2 bilhões de pesos (ou US$ 14,7 bilhões), conforme informou o SSN (Superintendencia de Seguros de la Nación), órgão regulador do mercado segurador argentino.

O número marca o segundo crescimento mais rápido na última década, atrás apenas de 2011, quando os prêmios aumentaram 19%. O índice mostra também uma recuperação da indústria seguradora argentina, que se recuperou depois de uma forte queda de 39% em 2002, quando a economia do país entrou em colapso.

O crescimento do ano passado foi liderado pelo seguro de ART (riscos de trabalho) e pelo seguro de vida, que aumentaram os prêmios em 24% (19,2 bilhões de pesos) e 18% (13,5 bilhões de pesos), respectivamente.

O seguro automóvel – a maior carteira do sistema – viu as vendas expandirem 17% em comparação a 2011, alcançando 26,3 bilhões de prêmios. Os prêmios de “aposentadoria” e Propery & Casualty aumentaram 15%, para 1,49 bilhões de pesos, e 10%, para 13,8 bilhões de pesos, respectivamente, de acordo com o SSN.

Os números oficiais de 2012 foram ajustados para a inflação, que, de acordo com a agência nacional de estatísticas INDEC, pairou em torno de 10% ao longo dos últimos anos. No entanto, esses números foram contestados por muitos especialistas do mercado, incluindo o FMI (Fundo Monetário Internacional), que no início deste mês publicou uma “declaração de censura” pela falta de progresso da Argentina em melhorar a qualidade do seu índice oficial de inflação e de números de crescimento do PIB.

Uma vez que medições independentes têm consistentemente indicado números da inflação muito mais elevados – que recentemente ultrapassou os 26% – o quadro apresentado pela SSN pode ser considerado otimista.

Com informações do site BN Americas

Jamille Niero /Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO