O Hospital Samaritano de São Paulo inaugurou este mês uma UTI Neurológica. São seis leitos adequados para receber pacientes com complicações neurológicas – como Acidente Vascular Cerebral, Meningites, Encefalites, entre outros – mas principalmente no pós-operatório de cirurgias. “Formamos um time de especialistas, com destaque para neurointensivistas e enfermeiros com atuação em UTI Neurológica, com expertise em um atendimento muito direto nesta área”, afirma Dante Senra, coordenador de UTI do Hospital Samaritano de São Paulo.
A necessidade de investir nesta Unidade, segundo Senra, deu-se pelo crescimento da demanda por este tipo de atendimento especializado e pela tendência mundial de segmentação das unidades de terapia intensiva. “As UTIs já estão se especializando de acordo com áreas, como a Cardiologia e a Neurologia. São patologias com muitas particularidades e exigem um grau muito elevado de proficiência de suas equipes de profissionais”, destaca.
Estudos mostram que, quando tratado em UTI específica, o paciente neurológico se recupera mais rápido, além de reduzir o número de óbitos e de contribuir para um menor comprometimento geral.
A UTI Neurológica do Hospital Samaritano de São Paulo oferece atendimento especializado para o paciente 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
J.N.
Revista Apólice