Ultima atualização 26 de dezembro

O que esperar da Lei Geral dos Seguros?

Projeto de Lei 3555, proposto em 2004, pretende criar uma legislação geral para o mercado de seguros. Alguns acreditam que a “modernização” é necessária, outros dizem que “engessará” o setor

Proposto em 2004, o projeto de lei 3555 pode ser aprovado em 2013. O projeto já passou por diversas discussões, reprovações, adiamentos e, apenas em 2009, foi criada a primeira Comissão Especial para analisar o projeto.
De acordo com o relator do projeto, o deputado federal e também presidente da Fenacor, Armando Vergílio (PSDB), a aprovação da nova lei modernizará o setor, possibilitando maior crescimento. “A nova Lei Geral do Seguro vai afastar do pescoço do mercado a faca empunhada por normas que cheiram a mofo”, afirmou Vergílio ao portal do Sincor-GO.
Ele acredita que a autorregulamentação permitirá ao setor caminhar por conta própria e diminuir a interferência do Estado. A expectativa é que o projeto
seja aprovado já no primeiro semestre de 2013. “A intenção é aprovar uma legislação moderna, que favoreça todo o mercado e proteja os consumidores. Mas, em último caso, o corretor será amplamente favorecido pelo novo ambiente que surgirá dessa lei, mais transparente e condizente com a realidade atual do setor, para realizar o seu trabalho”, disse Vergílio.
As discussões sobre o projeto foram intensificadas neste fim de ano. Apenas em novembro, houve encontros nos dias 20 e 28, que reuniram membros do mercado de seguros e advogados especializados em Direito do Seguro.
Um dos encontros contou com a participação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que apresentou a proposta quando ainda era deputado, em
2004. Na visão dele, é preciso aumentar a segurança jurídica no setor e “balizar direitos dos consumidores”. Ele acredita ser importante manter a espinha dorsal da proposta original e que não é razoável que um setor que mobiliza tantos recursos seja regulado sem a participação do Legislativo, apenas com normativos editados pela Susep e pelo Código Civil.
“Quando há interesses econômicos tão relevantes, o balizamento legal garante
direitos, limites, regras, inclusive para a Administração Pública, que terá garantias para agir, e para a sociedade, que ganhará segurança em contratos dessa natureza”, afirmou Cardozo durante a reunião da Comissão no dia 20 de novembro.

Confira a reportagem completa na edição de dezembro (170)

Jamille Niero / Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock