Ultima atualização 23 de novembro

SindsegSC promove painel sobre mudanças climáticas

Evento contou com palestra do professor Juarês José Aumond

O SindsegSC realizou, no dia 19 de novembro, em Florianópolis, a quinta edição do Painel Mudanças Climáticas: causas e efeitos. Tendo como objetivo o debate sobre os efeitos das mudanças climáticas na sociedade, em meios urbanos e rurais, além do setor econômico, o painel levou para a capital catarinense o estudioso sobre o tema, professor, Mestre em Geografia e Doutor em Engenharia Civil, Juarês José Aumond. O professor levou aos presentes todo o seu conhecimento adquirido em anos de estudo e serviços prestados, e enfatizou sua experiência recente com as mudanças climáticas em viagem ao Marrocos e ao Alaska.
O evento teve início às 19h com um cerimonial de abertura, apresentado pela profissional responsável pelas ações sociais e comunitárias do Grupo de trabalho de Florianópolis do SindsegSC, Cássia Lemos, que, durante o cerimonial, lembrou que no mesmo dia era comemorado o Dia da Bandeira e convidou os presentes à ouvirem o hino à Bandeira. Logo após o presidente do SindsegSC, Paulo Lückmann, proferiu seu discurso, enfatizando a importância do debate sobre mudanças climáticas não só no mercado de seguros, mas como em toda a sociedade, e também apresentando dados sobre o setor de seguros durante todo o ano de 2012. “As mudanças climáticas já são fatores presentes em nossas vidas, e o que nos resta atualmente é trabalhar para conhecermos melhor os seus efeitos e como podemos minimizá-los”, alertou o presidente.
Durante o painel o professor Juarês enfatizou a relação histórica das mudanças climáticas, com detalhes sobre a Era do Gelo de milhares de anos atrás, mostrando como o assunto não é tão recente e os avisos da natureza existem há anos. Um dos principais destaques do professor foi os efeitos das mudanças climáticas em Santa Catarina, principalmente com os deslizamentos e enchentes de 2008 e a seca de 2009 no Oeste do estado. O professor analisou os impactos destes desastres na economia – como no setor da agricultura, onde no Brasil deve ser uma das mais afetadas do mundo -, além de diversas outras questões.
O palestrante deixou um recado aos políticos, afirmando que os alertas sobre as mudanças climáticas não são recentes e que esta “vingança da natureza” já está acontecendo e é resultado de anos de agressão do ser humano ao meio ambiente.

“Esta foi a quinta edição do Painel que o SindsegSC realizou. Tendo acompanhado todas, percebo como ainda temos muito a aprender sobre mudanças climáticas. A cada ano novas barreiras deste tema são quebradas, por isso a importância deste debate ser constante, para acompanharmos este processo e não sermos atingidos de surpresa pelos efeitos”, comentou o presidente do SindsegSC, Paulo Lückmann.

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.