A redução do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) dos negócios com seguro garantia de 7,38% para zero e o Programa de Investimentos em Logística de R$ 133 bilhões para fomentar a infraestrutura do país vão influenciar positivamente os próximos anos do mercado de seguro garantia.
Segundo levantamento feito pela Austral Seguradora, o investimento previsto apenas para a área de rodovias e ferrovias para os próximos 5 anos deve gerar um impacto direto de mais de R$ 100 milhões de prêmios ao setor de Garantia, sem contar os investimento indiretos que também contribuirão para alavancar a demanda pelo produto.
Mesmo em um cenário de sucessivos atrasos nas grandes obras, a companhia que atua em grandes riscos (que envolve ainda riscos de engenharia), encerrou o 1º semestre em 3º lugar no ranking de garantia e 8% de market share no segmento. Isso representa um crescimento de 30% em relação ao 1º semestre de 2011, enquanto o mercado teve queda de 8% em prêmios no mesmo período.
“Participamos das garantias mais relevantes emitidas em 2012, como a dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos e para a Copel na concessão dos seis novos empreendimentos de transmissão nos leilões da Aneel”, enumera Carlos Frederico Ferreira, diretor executivo da seguradora.
G.F.
Revista Apólice