Com o financiamento da Prudential Foundation, o YouthBuild International lançou seu programa de desenvolvimento de jovens no Brasil, através de dois programas no Rio de Janeiro que atendem a 70 jovens de diversas comunidades.
O YouthBuild é um programa abrangente para jovens que une treinamento técnico e prático, desenvolvimento de liderança, serviço nas comunidades, educação básica aplicada, orientação e serviços de colocações em carreiras. O programa foi desenvolvido usando como base o modelo do YouthBuild nos EUA, um método para jovens que atendeu a 110.000 estudantes que construíram 21.000 unidades de moradias com preços acessíveis desde 1994.
O modelo, desde então, vem sendo utilizado por organizações parceiras locais em 13 países. Em 2010, The Prudential Foundation doou US$ 200.000 ao YouthBuild International para o estudo da viabilidade da implantação do modelo do programa no Brasil. Depois de dois anos de consultas a órgãos governamentais, organizações sem fins lucrativos, partes interessadas do setor privado, membros de comunidades e jovens no Brasil, o YouthBuild International recebeu US$ 1.325.000 de doação por três anos da The Prudential Foundation para estabelecer o programa.
O YouthBuild International, em parceria com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) e o Galpão Aplauso, adaptou o modelo do YouthBuild para jovens brasileiros e implantou os dois primeiros programas piloto.
Setenta jovens das Comunidades 29 de Março, Comunidade Santa Margarida, Conjunto Novo Campinho, Formiga, Cidade de Deus e Macacos, do Rio de Janeiro, participam atualmente nos primeiros programas do YouthBuild e recebem treinamento técnico intensivo em construção civil e em trabalhos de soldas, ladrilheiro, bombeiro, hidráulico, alvenaria e emboço.
O objetivo do programa YouthBuild do Brasil é abrir caminhos de sustento produtivo para grande parte de jovens socialmente expostos no Brasil. Ao mesmo tempo, o programa prepara jovens para atuar em papéis de liderança na criação de bens valiosos nas comunidades através da construção e da reforma de casas, centros comunitários e outros espaços públicos em algumas das comunidades mais pobres do Rio de Janeiro. Uma coalizão de parceiros de diversos setores deu apoio à implantação dos primeiros programas do YouthBuild no Brasil. Os parceiros são: o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a UNICEF, o Serviço Social da Construção Civil (SECONCI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Rio Inclui e a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
No lançamento do programa no Galpão Aplauso, em 29 de março, estudantes e funcionários do YouthBuild apresentaram resumos dos seus programas e participaram de discussões com fundadores, parceiros e com a equipe do YouthBuild International, entre eles: Sharon Taylor, presidente da Prudential Foundation e vice-presidente Sênior de Recursos Humanos da Prudential Financial, Inc.; Fabio Lins, presidente e CEO da Prudential do Brasil; Ivonette Albuquerque, diretora executiva do Galpão Aplauso; Katia Edmundo, diretora executiva do CEDAPS e Timothy D. Cross, presidente do YouthBuild International.
“Estamos muito satisfeitos com o papel que desempenhamos ao ajudarmos a trazer o modelo do YouthBuild para o Brasil para que jovens daqui possam ter acesso à educação e a aptidões práticas e desenvolverem um futuro de sucesso para si mesmos, suas famílias e suas comunidades”, disse Sharon Taylor, presidente da Prudential Foundation. “O nosso apoio aos seus programas pioneiros reflete a estratégia de longo prazo da Fundação em promover o desenvolvimento econômico e a educação com desenvolvimento de habilidades nas comunidades em todo o mundo nas quais moram e trabalham os funcionários da Prudential Financial.”
O programa Galpão Aplauso YouthBuild já empregou estudantes treinados como soldadores em empresas de estaleiros do Rio de Janeiro. A próxima tarefa inclui reformar o prédio de uma comunidade que alojará uma recém-criada iniciativa empresarial dos formandos do YouthBuild que gerará trabalho e renda para eles, suas famílias e suas comunidades.
Através do novo programa do CEDAPS, estudantes do YouthBuild, em parceira com o Rio Inclui, já reformaram a casa de um jovem com deficiência tornado-a completamente acessível. Os participantes também organizaram uma iniciativa de educação pública sobre os perigos do lixo e colocaram latas de lixo em 125 casas na comunidade.
“Quando os estudantes assumem papéis no desenvolvimento da sua própria comunidade, eles têm participação direta em manter a área segura, e um bom lugar para se morar, para eles mesmos e suas famílias”, disse Fabio Lins, Presidente e CEO da Prudential do Brasil. “O modelo do YouthBuild desenvolve líderes através da criação dessa relação entre o trabalho,e a liderança do indivíduo e o desenvolvimento da comunidade.”
G.F.
Revista Apólice
Agências dos Correios oferecem consultoria gratuita sobre seguros
Ação, que está em sua segunda edição, ocorre na sexta-feira, 13 de setembro, e visa conscientizar população sobre o segmento