Ultima atualização 24 de abril

Monitoramento residencial facilita atendimento em caso de assaltos

Segundo dados dos setores de Inteligência das Polícias Civil e Militar de São Paulo, só nos primeiros 15 dias de 2012 foram registrados mais de 90 casos de roubo a residências na capital, uma média de um a cada quatro horas. Para agilizar a tomada de providências nesse tipo de situação, os sistemas de monitoramento residencial contam com atributos que facilitam o atendimento a essas ocorrências.
O ‘Kit Residência Alarmes Monitorados’ da Porto Seguro possui Central de Atendimento com profissionais preparados para acompanhar, 24 horas por dia, as ocorrências sinalizadas pelo dispositivo. “Em casos como assaltos, é importante contar com o apoio de profissionais que, ao identificar a situação de perigo, poderão tomar as providências necessárias, mesmo à distância”, comenta José Luís S. Ferreira da Silva, diretor de proteção e monitoramento da Porto Seguro.
O sistema de monitoramento residencial da companhia conta com uma central de alarme, com teclado e sirene embutidos; dois chaveiros, com funções de arme, desarme, pânico audível e silencioso; além de sensores sem fio.
Quando o alarme é disparado, o sinal é enviado por meio de linha telefônica ou por GPRS para a Central de Monitoramento, que verifica o tipo da ocorrência (desarme, intrusão, falta de energia, bateria fraca, etc.) e entra em contato com o cliente pelo telefone fixo ou celular. Em seguida, de acordo com o que foi contratado, uma equipe móvel vai até o local para verificar o que aconteceu e tomar as providências necessárias.
Como contratar
O ‘Kit Residência Alarmes Monitorados’ pode ser contratado de duas maneiras. Na opção venda, o cliente compra todos os equipamentos necessários e paga pelo monitoramento mensalmente. Na segunda opção, a Porto Seguro fornece os equipamentos ao usuário em comodato, e ele paga mensalmente pelo serviço. A mensalidade custa a partir de R$ 124,00. Já a instalação sai a partir de três parcelas de R$ 112,00.
O sistema dispõe ainda dos seguintes serviços:
– Apoio Móvel/Fiscal de Alarme: pode ser contratado à parte pelo cliente, que contará com equipe de pronta resposta para acompanhá-lo na vistoria do imóvel monitorado em caso de disparo do dispositivo;
– Comunicação via GPRS: utilização de rede de celular (GPRS) para envio de informações à Central de Monitoramento, substituindo a linha telefônica convencional, que pode ser cortada em caso de invasão do imóvel;
– Controle de arme/abertura fora de hora: via telefone ou mensagem de texto no celular, o cliente sempre é informado quando o sistema não for armado ou for desarmado fora do horário preestabelecido;
– Relatório por e-mail/eventos via SMS: envio por e-mail do relatório de todos os eventos (arme, desarme, ocorrências) registrados pelo sistema de alarme. Toda vez que o dispositivo é armado ou desarmado, o cliente também recebe a informação sobre o evento via mensagem SMS em seu celular.
De acordo com dados dos setores de Inteligência das Polícias Civil e Militar, nos primeiros quinze dias do ano a Zona Leste foi a que mais registrou casos de assaltos residenciais (49), seguida das Zonas Sul (21), Norte (15) e Oeste (8). Além disso, a maioria dos roubos ocorreu à noite (41) e no período da manhã (24). Em 2010, foram registrados cerca de 2560 roubos e furtos a residências na capital paulista.

G.F.
Revista Apólice

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