Ultima atualização 05 de março

Tontura. Preciso utilizar medicamentos?

A vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) é considerada a doença mais frequentemente diagnosticada em ambulatórios especializados no tratamento dos distúrbios do equilíbrio corporal, podendo corresponder até 40% dos pacientes consultados. Sua importância clínica se deve ao fato de acometer principalmente a população idosa e estar relacionada a um aumento do risco de quedas e suas consequências, com grande prejuízo na qualidade de vida.
Caracteristicamente o paciente com VPPB relata crises de tontura intensas, diárias e de curta duração, desencadeadas por movimentos da cabeça, como levantar, deitar ou virar na cama, estender o pescoço para olhar para o alto e fletir o pescoço para olhar para baixo. Por conta da insegurança física e psíquica provocada pela tontura, o paciente restringe suas atividades diárias, com impacto negativo em suas atividades profissionais, sociais e domésticas.
Seu diagnóstico deve ser realizado por um médico, geralmente no consultório, quase sempre sem a necessidade de exames desconfortáveis. O paciente é solicitado a deitar em uma maca enquanto o especialista observa a intensidade da tontura e os movimentos dos olhos, a procura de sinais clínicos que confirmam a presença da doença.
A boa notícia é que seus sintomas são atribuídos a um problema mecânico do labirinto, onde cristais de cálcio se deslocam erroneamente em seu interior. Portanto, o médico pode utilizar uma sequência de posições específicas da cabeça e do corpo que devolvem os cristais para o seu local correto, com ajuda da gravidade, eliminando os sintomas em aproximadamente 96,5% dos pacientes. Atualmente estes exercícios, denominados manobras de reposicionamento, ganham grande popularidade e aceitação devido a sua simplicidade técnica, seu caráter não invasivo, boa tolerabilidade pelo paciente e por serem geralmente, livres de complicações.
Portanto, para a doença labiríntica mais frequente em nosso meio, a VPPB, os medicamentos não são considerados como tratamento de primeira escolha.

Revista Apólice notícias sobre seguro de vida você também encontra aqui!

Ricardo Schaffeln Dorigueto é otorrinolaringologista do Hospital Paulista

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock