Francisco Galiza, titular da Rating de Seguros, apresenta na 105ª edição de seu Comentário Econômico, estudo sobre as tendências mundiais até 2030 – que foi divulgado em 2010 pela empresa de consultoria estratégica Roland Berger. Ele foi denominado “The Trend Compendium 2030” (http://www.rolandberger.com/gallery/trend-compendium/tc2030/content/assets/trendcompendium2030.pdf)
Conforme dados abaixo, haveria sete grandes tendências (com detalhamento em seguida), e o que as empresas devem fazer a partir delas.
1- Mudanças Demográficas – Aumento da Urbanização / Envelhecimento da População /Crescimento populacional, sobretudo nos países menos desenvolvidos.
O que as empresas devem fazer?
– Foco nas regiões em crescimento;
– Adaptação dos produtos e serviços para uma população mais idosa;
– Cidades deverão se adequar a um menor espaço disponível
2 – Globalização dos Mercados, com crescimento desconcentrado – Crescimento do comércio mundial / Maior poder dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China)/ Crescimento dos “next eleven countries”.
O que as empresas devem fazer?
– Ampliar o leque de investimentos em outros países;
– Investir em produtos para a classe média;
– Cuidado com as características específicas de cada nova região
3 – Maior Escassez de Recursos – Água/ Energia / Outros.
O que as empresas devem fazer?
– Diminuição da dependência de produtos mais escassos, buscando soluções alternativas;
– Consumo mais racional dos recursos existentes;
– Promover (interna e externamente) a consciência social
4 – Mudanças Climáticas – Ecossistema em risco/ Aquecimento global/ Aumento de emissão de CO2
O que as empresas devem fazer?
– Desenvolvimento de produtos e serviços que levem em conta esses aspectos;
– Gerenciar o incremento de riscos derivado dessa nova situação;
– Maior responsabilidade e comprometimento da sociedade com a redução da emissão de CO2
5 – Desenvolvimento Tecnológico/ A propagação tecnológica será cada vez mais rápida
Mais invenções ampliarão as opções / Diversas conquistas na área de saúde
O que as empresas devem fazer?
– Aumento da cooperação e das redes de relacionamento;
– Estar sempre atento às mudanças tecnológicas;
– Pensar de forma ampla (segundo cada cultura envolvida)
6 – Sociedade do Conhecimento, com informações globais/ Facilidade na obtenção de conhecimentos / Diminuição na diferença profissional entre sexos/ Disputa por talentos
O que as empresas devem fazer?
– Atrair mulheres para o seu empreendimento;
– Estabelecer estratégias para difusão de conhecimento;
– Definir uma política global de contratações
7 – Responsabilidade global compartilhada/ Aumento da cooperação entre países
Crescimento das ONGs / Incremento da filantropia
O que as empresas devem fazer?
– Fortalecimento da ética na realização dos negócios;
– Aumentar a cooperação com entidades não lucrativas;
– Aproveitar oportunidades de negócios a partir dessas novas formas de cooperação
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Gabriela Ferigato
Revista Apólice