Ultima atualização 19 de março

Empresas do mercado recebem prêmio por programas de qualidade de vida

Algumas empresas do mercado de seguros foram premiadas por seus programas de qualidade de vida. Caixa Seguros, Seguros Unimed, Unimed-Rio e Victory Consulting receberam em 13 de março, em São Paulo, o XV Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV) – ciclo 2011, entregue pela ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida) às empresas que se destacam com excelência e boas práticas em gestão das suas iniciativas para promover a saúde e o bem-estar da sua força de trabalho.
Ao longo de 15 edições, o PNQV foi entregue a 65 empresas, de diversos portes e segmentos. “A cada ano, percebemos que cresce o interesse das empresas pela qualidade de vida de seus profissionais. E, além de avaliar ‘quais’ iniciativas as organizações possuem, o PNQV vem se consolidando como instrumento para destacar o ‘como’ as ações que as companhias possuem são planejadas, implantadas e gerenciadas”, explica Luiza Cruz, coordenadora do PNQV.
Em sua mais recente reformulação, realizada em 2010, o PNQV adotou novos critérios de avaliação, de acordo com o Modelo de Excelência de Gestão da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) e adaptados para a gestão dos programas de qualidade de vida.
Os programas foram avaliados por onze critérios: conhecimento do cliente e do mercado; responsabilidade social; liderança e constância de propósitos; visão de futuro; valorização das pessoas; orientação por processos e informações; geração de valor; pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura da inovação; e desenvolvimento de parcerias.
Todas as empresas que participaram da etapa de avaliação receberão um relatório diagnóstico, que indica quais os pontos fortes e quais oportunidades de melhorias o programa tem, o que ajuda a organização a buscar uma melhor gestão dessas atividades. As empresas vencedoras apresentaram alto índice de evidências (cumprimento de requisitos).

Vencedoras
A Caixa Seguros foi reconhecida pela excelência na gestão do seu Programa de Qualidade de Vida, obtendo êxito na melhoria e bem estar e da saúde da sua força de trabalho. A gestão do programa “Viva Bem” é feita por meio de apurações mensais em todas as áreas e iniciativas, cujos dados são cruzados. No final do ano, a companhia também avalia os acertos e erros do programa. Para manter um canal aberto de comunicação com os colaboradores, utilizam de canais onde recebem críticas, perguntas e sugestões, por meio das quais a equipe responsável mede a recepção do programa junto aos funcionários. “Além disso, sempre checamos o número de adeptos em cada uma das iniciativas. No caso do Clube de Corrida, por exemplo, apuramos quem são os dez mais assíduos e levamos esses colaboradores para a Meia Maratona do Rio”, conta Maria Claudia Valle, coordenadora do “Viva Bem”. Segundo Maria Claudia, a adesão é grande e, hoje, boa parte dos gerentes, diretores e superintendentes toma parte nas atividades, sobretudo na massagem itinerante, criada para atender os colaboradores que têm cargos de responsabilidade e não se ausentam com frequência de suas mesas.
O programa de qualidade de vida “Viva Bem” está estruturado em quatro frentes: Saudável, Mulher, Trabalho e Cultural. Entre as atividades, estão: grupos de Vigilantes do Peso e antitabagismo, ginástica laboral, massoterapia, saraus dos funcionários (nos quais eles exercitam a sua veia artística) e comemorações com ações sociais, entre outras. “Notamos uma diminuição grande no absenteísmo e na procura por consultas médicas, e a sinistralidade do plano de saúde também caiu consideravelmente”, conta Maria Claudia. Todos os colaboradores fazem exames anuais de saúde e controle de stress. Todas as esferas da empresa são incentivadas a tomar parte nas iniciativas, abertas a todos e desenvolvidas de forma a criar laços entre os colaboradores.
Por sua vez, a Seguros Unimed, a Unimed-Rio e a Victory Consulting foram selecionadas pelas boas práticas de gestão no seu Programa de Qualidade de Vida. A percepção dos funcionários de que “a empresa se preocupa com a sua qualidade de vida” é o principal resultado do programa “Viver Melhor”, da Seguros Unimed. Segundo Rosana Balote, superintendente de Recursos Humanos da companhia, “essa percepção é traduzida em uma série de relatos concretos de colaboradores que deixaram de fumar, atingiram o peso ideal e até tornaram-se esportistas depois de participarem das ações do programa”.
Essas conquistas se refletem ainda na diminuição da sinistralidade do plano de saúde e no “despertar” dos funcionários para a importância e cuidados com o próprio bem-estar. De acordo com Rosana, “a atenção à saúde e à qualidade de vida fazem parte da identidade da companhia, cujas iniciativas agora são reconhecidas pelo Prêmio. É muito importante que as empresas iniciem ações que favoreçam o bem-estar de seus colaboradores, pois prevenir é sempre a melhor solução”.
Essa foi a primeira participação da Seguros Unimed no PNQV. O programa da empresa teve início há aproximadamente três anos. Inclui serviço de nutrição, clínica médica que preza pelo atendimento familiar, convênios com academias, que viabilizam matrículas para cerca de 200 funcionários, massagem na empresa, entre outras ações.
Os resultados do programa de qualidade de vida da Unimed-Rio (Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro Ltda.) são constatados principalmente pela ampla adesão dos colaboradores às diversas iniciativas propostas. Na ginástica laboral, por exemplo, a adesão é de 85% do total de funcionários, que participam de mais de mil sessões mensais. No Programa Gestação Saudável, o número de colaboradoras participantes chega a 80%. Já no Clube de Corridas, a adesão atinge 70%.
No pilar “Saúde”, os resultados também se mostram em iniciativas como o Programa Coração Saudável, no qual 81% dos participantes atingiram as metas propostas. Com 13 ações de Saúde, o programa mantém ainda um Espaço Saúde que realiza atendimentos. O programa também está estruturado nas áreas de Recursos Humanos e Social. Ações de voluntariado, como o “Padrinho Natalino”, mobilizaram a adesão de 327 profissionais.
Segundo Maura Soares, responsável pelo programa da Unimed-Rio, a empresa tem a qualidade de vida como valor estratégico e preza pela boa gestão das iniciativas. “Não basta ‘ter’ um programa. Este precisa ser gerido de forma adequada, trabalho que conta com ampla participação da diretoria e outras lideranças da empresa”, explica a médica. “As iniciativas realizadas junto aos nossos colaboradores estão alinhadas à consolidada tradição da empresa na área da Saúde”, completa.
Com atuação no gerenciamento de benefícios corporativos na área da Saúde, a Victory Consulting possui seu programa de qualidade de vida estruturado em sete pilares: Físico, Mental, Social, Espiritual, Cultural, Profissional e Financeiro, definidos a partir de estudos que mostram a qualidade de vida como o resultado da harmonia entre as diversas esferas que compõem o ser humano e que estão interligadas entre si.
Segundo Rafaela Neves, coordenadora do Departamento de Qualidade de Vida da empresa, “a premiação agrega diferencial à companhia ante as nossas concorrentes. Se somos uma empresa que atua na área da Saúde, é preciso que também as nossas práticas internas estejam alinhadas a esse perfil”, explica. “Encontrar colaboradores que nos dizem que mudaram seus hábitos, pararam de fumar e adotaram outras práticas saudáveis após participarem das atividades do programa é um importante estímulo para seguirmos em frente”, completa.

Revista Apólice área de seguros no Brasil

J.N.
Revista Apólice

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