Ultima atualização 15 de fevereiro

Movimento em prol da segurança no trânsito chega a Florianópolis

O movimento Chega de Acidentes iniciou, em maio de 2011, a instalação de totens pelas capitais brasileiras com contadores que estimam o número de vítimas de acidentes de trânsito. Após Goiânia, Manaus, Curitiba, Recife e Porto Alegre, o projeto segue, com a inauguração do totem em Florianópolis hoje (15), às 19h, em frente à Associação Catarinense de Medicina, às margens da rodovia SC 401, Km 4, nº 3854, Saco Grande.
Hoje o País contabiliza cerca de 38 mil fatalidades/ano e 120 mil internados/ano, de acordo com o Ministério da Saúde. As instalações dos totens fazem parte das ações do Chega de Acidentes, em linha com a Década de Ações para a Segurança Viária, instaurada pela ONU, que teve início oficial em 11 de maio de 2011. O movimento Chega de Acidentes foi criado em 2009, pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), AND (Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito), ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), e Cesvi Brasil. A seguradora Líder DPVAT, além de apoiadora do movimento, ajudou a viabilizar a criação dos totens. “Acreditamos que a divulgação de estatísticas como essas tem a importância de dar conhecimento e alertar as autoridades e a sociedade em geral para a importância do tema”, afirma Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT.
Na inauguração de hoje estarão presentes autoridades locais, profissionais da saúde, Eduardo Santos, gerente institucional do Cesvi, representando o movimento Chega de Acidentes, e Paulo Luckmann, presidente Sindseg-SC, representando a seguradora Líder DPVAT.
Nos totens, os contadores estimam o número de vítimas fatais e internações utilizando, o período inicial de lançamento do Chega de Acidentes (18/09/09), dados de mortalidade e morbidade (feridos internados) decorrentes de acidentes de transporte terrestre, do Ministério da Saúde, para o ano de 2009.

G.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Comunicação