A comissão de Seguro Rural da FenSeg planeja fazer palestras para as câmaras setoriais (com foco em produtos específicos, como soja, café e açúcar) do Ministério da Agricultura para explicar melhor como funciona esse tipo de seguro. A ideia foi definida durante reunião, no mês passado, para definir a estratégia de atuação da comissão para 2012.
Segundo o diretor da FenSeg, Neival Rodrigues Freitas, disse em entrevista à Revista Apólice, as câmaras afirmam que precisam do seguro mas não sabem direito como funciona. As palestras serão feitas ao longo do primeiro semestre deste ano, mas as datas ainda serão definidas. “Nós recebemos a programação com as datas de reunião das câmaras e vamos nos programar juntamente com as seguradoras as melhores datas para todos. Mas acredito que a primeira aconteça em março”, garantiu.
Freitas vê como positiva a criação, em outubro do ano passado, da Câmara Temática de Seguros do Agronegócio. Ainda de acordo com o diretor, a comissão de Seguro Rural da FenSeg aguardava a divulgação do valor que o governo daria de subvenção ao seguro rural para decidir outras ações. “Este ano houve uma redução muito grande no valor da subvenção. A proposta orçamentária foi de R$ 670 milhões, mas foi aprovado somente R$ 170 milhões. O governo disse que vai apresentar um projeto sugerindo um crédito adicional para a subvenção”, comentou.
Além disso, a comissão continua o trabalho de regulamentação do fundo de catástrofe junto ao Ministério da Agricultura.
Revista Apólice – Portal de Seguros
Jamille Niero
Revista Apólice