O Amil Resgate Saúde acaba de adquirir três aparelhos de ultrassom portáteis para sua operação na cidade de São Paulo. Os equipamentos ficarão disponíveis em duas ambulâncias e no jato ou helicóptero do Amil Resgate Saúde, dependendo da necessidade. Além de portáteis e não invasivos, eles possibilitam a definição de imagens em tempo real e utilizam a técnica FAST (Focused Assessment with Sonography for Trauma), que permite uma avaliação rápida de pacientes com qualquer tipo de trauma.
Outro diferencial está relacionado ao atendimento de gestantes, pois é possível visualizar os movimentos fetais e batimentos cardíacos do bebê enquanto a paciente é transferida de um local a outro ou removida em casos de acidentes. Esta mesma utilização estende-se também a todo e qualquer paciente, pois é possível avaliar o quadro clínico antes mesmo de iniciar o transporte aéreo ou terrestre.
“Trata-se de uma aquisição importante para nossos pacientes. Além de realizarmos o exame em qualquer localidade, seja em uma via pública, em casa ou um leito hospitalar, é uma ação pioneira de uma empresa privada no Brasil”, aponta Francisco de Andrade Souto, diretor do Amil Resgate Saúde. Souto faz um alerta: “O aparelho de ultrassom portátil não substitui o convencional, que é utilizado por especialistas em clínicas e laboratórios”, reforça.
G.F.
Revista Apólice