Um puma da espécie concolor foi filmado em uma propriedade adotada pela HSBC Seguros por meio do Programa Desmatamento Evitado (PDE) da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). A propriedade, denominada fazenda Santa Mônica, está localizada em Ponta Grossa, no Paraná, e faz divisa com o Parque Estadual de Vila Velha. As imagens, que foram enviadas pelo co-proprietário da fazenda, Fabiano Rosas Rocha, mostram o quanto a área e a biodiversidade do local estão bem conservadas.
Segundo maior felino do Brasil, o Puma concolor, também conhecido como suçuarana, leãozinho-baio, leãozinho-da-cara-suja e onça-parda, é uma espécie de ampla plasticidade e ocupa vários tipos de ambientes. De acordo com o livro vermelho da fauna ameaçada no Paraná, o Puma concolor está com o status de vulnerável no Estado e no Brasil devido à destruição, fragmentação e descaracterização de seu habitat natural; a consequente diminuição de suas presas; e a grande perseguição pelo prejuízo a criações domésticas.
Segundo o coordenador do PDE, Denilson Cardoso, por ser uma espécie que está no topo da cadeia alimentar, pode ser considerada como um importante bioindicador da qualidade ambiental e do grau de preservação da área. “Esse é o primeiro registro de imagem na propriedade, no entanto, outros relatos dos funcionários e proprietários da presença da espécie, reforçando a necessidade de apoio à conservação desses remanescentes da Floresta com Araucária, raros hoje em dia”, conta.
G.F.
Revista Apólice