Ultima atualização 20 de dezembro

Senado aprova lei que facilita oferta de seguros para carros mais velhos

Um passo importante na criação de seguros para carros mais antigos começou a ser desenhado com a aprovação, no plenário do Senado, nesta quarta-feira, da proposta que disciplina o funcionamento de empresas de desmontagem de veículos automotores terrestres pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O funcionamento das empresas de desmontagem abre caminho para a venda de autopeças usadas e certificadas, um passo para a criação, no mercado de seguros de automóveis, de produtos com custos inferiores aos das apólices tradicionais, dada a perspectiva de usar peças certificadas nos reparos de veículos, barateando o sinistro parcial.
A matéria, que teve quatro alterações no Senado, agora só depende da sanção presidencial. Entre as mudanças, está a inclusão do termo “empresário” no texto que define quem poderá exercer a atividade de desmontagem de veículos. Isso porque, anteriormente, a atividade só poderia ser realizada por sociedade empresária que obtivesse autorização específica do órgão executivo de trânsito de cada unidade da federação em que viesse a atuar e poderia abranger mais de uma oficina de desmanche, informa a Agência Senado.
A segunda alteração é complementar à primeira, substituindo o termo “sociedade empresária” por “empresa” no dispositivo que prevê que a autorização para o funcionamento de empresa de desmonte somente será concedida à empresa que se dedique, exclusivamente, às atividades disciplinadas por esta lei. Ainda segundo a reportagem, a outra emenda aprovada visa à constante atualização do cadastro das polícias civis quanto a eventuais mudanças nas empresas de desmanche. Já a última emenda, que dispõe sobre a gravação de caracteres de identificação do veículo no chassi ou no monobloco, bem como sua reprodução em componentes e peças principais, prevê que esta gravação deverá ser realizada necessariamente pelo fabricante ou pelo montador, de modo a identificar o veículo, seu fabricante, suas características e o ano de fabricação. Prevê ainda a emenda que a gravação nas peças e nos componentes principais poderá ser efetuada por estabelecimento credenciado nos órgãos de trânsito estaduais e do Distrito Federal, nos casos e na forma em que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinar.

Viver Seguro

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock