Ultima atualização 30 de novembro

Cerca de 650 mil imóveis são monitorados eletronicamente no Brasil

No Brasil há hoje mais de 650 mil imóveis monitorados por sistemas eletrônicos de alarmes. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o setor registra média anual de crescimento de 13% no Brasil. Em 2009, o faturamento do setor foi de R$ 1,5 bilhão.
“Há vários motivos para o crescimento do mercado: primeiro, uma sensação muito grande, por parte das pessoas, de insegurança onde moram ou trabalham e, ao adquirir um sistema de segurança, o indivíduo sente maior tranqüilidade. Segundo, a necessidade de proteger um patrimônio e, por último, posso citar que a tecnologia atrai os contratantes, pois podem remotamente observar o que acontece em sua casa ou trabalho”, diz Paulo Roberto de Sá, diretor comercial do Grupo GR.
Se antes a segurança eletrônica se restringia a empreendimentos de luxo e grandes empresas, hoje há opções para imóveis de todos os portes, como sistemas de alarmes, câmeras e circuito fechado de TV. A Abese estima que 6,18 milhões de imóveis brasileiros têm possibilidade de receber sistemas monitorados. O mercado se concentra na região Sudeste (53%), seguida pelo Sul (22%), Centro-Oeste (12%), Nordeste (9%) e Norte (4%). “Nos próximos 4 anos o cenário é muito positivo, pois teremos Copa do Mundo e Olimpíadas, o que exigirá investimento pesado em segurança por parte da iniciativa privada e dos governos”, completa Sá.
O especialista enfatiza, no entanto, que mesmo com aparatos de vigilância é preciso observar procedimentos de segurança. “Não basta comprar equipamentos e instalá-los. O ideal é contratar uma empresa especializada, que antes de lhe vender produtos se preocupe em fazer um projeto de segurança e análise de riscos”, explica Sá.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO