Ultima atualização 25 de outubro

Auditoria nas contas telefônicas reduz custos nas empresas

O Grupo Negrini encarou a experiência e constatou que além de erros nos valores cobrados, a operadora de telefonia havia cobrado por ligações não realizadas. A contestação desses valores representou um estorno de aproximadamente R$ 120 mil nas contas da empresa. Num primeiro momento, a análise era apenas um comparativo entre as contas, onde era verificada a duração da chamada e o valor. Aquilo que parecia fora do padrão, era separado e reencaminhado para a operadora.
Alex Coura, diretor de TI do Grupo, conta que “havia ligações para celulares que, individualmente, totalizavam mais de 160 horas de duração, ou seja, seis dias. Cada um desses telefonemas custaram em torno de R$ 4.000,00. Seria humanamente impossível realizar estas ligações”. A explicação para uma ligação de 160 horas é simples: falha técnica. “Isso acontece porque, em alguns casos, ao desligarmos o telefone, a operadora não identifica o fim da ligação e continua tarifando-a”, explica o executivo.
Para ele, a maior parte das cobranças indevidas está na tarifação incorreta, ou seja, cobranças fora do valor estipulado no contrato entre a empresa e a companhia telefônica. Na auditoria realizada nas contas do Grupo Negrini, durante aproximadamente 12 meses, o valor ressarcido pela operadora em casos de tarifa diferente do acordado foi de R$ 86.375,93, representando uma economia média mensal de 39%. Já o valor ressarcido por erros na duração das chamadas foi de R$ 40.806,15, uma economia média de 4% ao mês.
Surpreendidos pelo volume excessivo de cobranças indevidas, a empresa adaptou melhorias ao sistema de auditoria, instalando um sistema eletrônico de bilhetagem. “Implantamos uma espécie de contador que fica ligado diretamente na nossa central telefônica com um sistema que registra os tempos de ligação e, de acordo com o plano vigente entre o Grupo Negrini e a operadora, tarifa essas ligações”, esclarece Coura.
O diretor de TI da companhia diz ainda que é um erro achar que na telefonia de voz por IP (VOIP) esse tipo de engano não acontece. Isto porque a maior parte das cobranças geradas por tarifa irregular é decorrente de falha humana, através de registros de valores divergentes aos prescritos em contrato no sistema de telefonia. Animados com os resultados alcançados após a auditoria, o Grupo Negrini analisa a possibilidade de investir neste ramo de negócios, oferecendo análise telefônica para pequenas e médias empresas.

J.N.
Revista Apólice

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