O impacto do envelhecimento nas despesas médias per capita no Brasil, se forem mantidos o gasto de cada faixa etária, a tecnologia e a frequência de utilização registrados em 2009, será da ordem de 40% até ano de 2040. A estimativa é do ex-ministro da Previdência Social e atual superintendente executivo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), José Cechin. “É um impacto considerável que incidirá sobre todos: pessoas, planos de saúde e governos”, avalia.
Cechin é um dos conferencistas da 10ª Jornada Pronep, que ocorrerá no dia 27 de setembro no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O economista destaca que em 2040 mais de um quarto da população brasileira estará acima dos 59 anos (idade admitida pela regulação para o último reajuste no plano de saúde por mudança de faixa etária). Pessoas nesta idade são responsáveis por uma despesa média per capta seis vezes maior do que a verificada entre as que têm entre cinco e 15 anos. “Se a idade for acima de 70 anos, a relação é de mais de dez vezes, podendo chegar a 15 vezes”, alerta o superintendente.
Cechin vai participar da mesa redonda “O envelhecimento populacional no Brasil e no mundo”. Serão debatidos ainda “O impacto econômico do envelhecimento populacional na economia e na saúde”; “A qualificação profissional frente a esta nova realidade”, “Como as operadoras de planos de saúde estão se organizando para esta nova realidade brasileira” e também a “Intensidade do envelhecimento da população em todo o mundo”. Participarão desta mesa Hans Dohman, secretário de Saúde do município do Rio de Janeiro; Renato Veras, da Universidade da Terceira Idade (Unati-Uerj) e Euler Ribeiro, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Também estarão na pauta da Jornada as formas de gerenciamento da ?epidemia? de doenças crônicas que assola o Brasil e o mundo, a relevância dos programas de acreditação para incluir as instituições brasileiras no padrão de qualidade internacional e a importância das boas práticas de governança corporativa para o gerenciamento dos problemas de saúde. Para encerrar, o escritor Zuenir Ventura falará sobre seu livro, “Conversa sobre o tempo”, escrito em parceria com Luis Fernando Veríssimo. Haverá ainda a apresentação da Velha Guarda da Portela.
Participação da ANS
O diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Alfredo Cardoso, também participará do evento. Cardoso será o moderador do painel “Governança corporativa – uma saída para o gerenciamento dos problemas de saúde?”. Estarão presentes palestrantes nacionais e internacionais e cerca de 300 especialistas da saúde para discutir os modelos brasileiro e europeu de gestão do envelhecimento com qualidade.
Durante o dia, serão apresentadas as modernas ferramentas tecnológicas para um melhor gerenciamento do envelhecimento e das doenças crônicas, com foco na gestão pela qualidade na área de saúde. Serão discutidos ainda assuntos como o gerenciamento do home care e a eficiência dos indicadores de desempenho, demonstrando como obter o melhor controle das doenças crônicas. Participarão do painel moderado por Cardoso, Márcio Coriolano, presidente do Bradesco Saúde; Andrés Cima, diretor de Negócios Corporativos da Johnson & Johnson Medical Brasil; Otto Braun, presidente da B. Braun Brasil; Pedro Meloni, do Banco Mundial, e Francisco Balestrin, vice-presidente da Associação Nacional de Hospitais Privados.
Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 2286-2846 ou pelo site www.pronep.com.br
Serviço
10ª Jornada Pronep
Data: 27 de setembro
Horário: 9 às 20 horas
Local: Hotel Copacabana Palace – Avenida Atlântica, 1702, Copacabana, Rio de Janeiro.
J.N.
Revista Apólice




