Apontada como tendência pela Trend Watching (referência mundial em tendências), o QR Code (em inglês, Quick Response Code) é o mais novo diferencial do One Health, divisão de negócios da Amil Participações (Amilpar) voltada para clientes de alto padrão. A tecnologia, que funciona por meio de um código de barras, será utilizada, a partir de julho, na credencial de identificação dos beneficiários One Health. Na prática, será possível armazenar informações dos clientes como tipo sanguíneo, médicos, hospitais e laboratórios de preferência, informações sobre alergia a medicamentos, contatos de pessoas que devem ser acionadas em caso de emergências, entre outros.
O QR Code One é um código que é lido por meio de webcam conectada a um computador com internet ou por celular também com acesso à internet - atualmente, já há mais de 450 modelos aptos a lerem o código. E, num futuro não muito distante, há a promessa de armazenar praticamente todo o histórico clínico dos pacientes, a exemplo de consultas, cirurgias realizadas, orientações sobre tratamentos, imagens de exames etc. O QR Code já é utilizado, com sucesso, no Japão.
J.N.
Revista Apólice