A Abramge, em parceria com a ANS, realiza um workshop sobre alterações econômico-financeiras no mercado de saúde suplementar nas principais capitais brasileiras. O próximo evento será realizado na cidade de São Paulo, dia 24 de março, com a participação de Fábio Fonseca, diretor da ANS e equipe, assim como de Wagner Barbosa de Castro, diretor do Sinamge e da Comissão Econômica da Abramge. Eles falarão pela manhã, das nove às 12h30, com sessões de perguntas e respostas. No período da tarde, a Abramge dá continuidade ao Road Show da Comissão de Pequenas e Médias Empresas para debater a problemática das últimas regulamentações. A primeira capital a realizar o Road Show foi o Rio de Janeiro.
De acordo com a ANS, cerca de 43% dos beneficiários de planos de saúde, ou seja, cerca de 23 milhões de brasileiros estão vinculados a PMOps. ?Existe um excesso de Regulação e uma exigência igual para Grandes e Pequenas Operadoras. Entendemos que poderia haver uma flexibilização para as PMOps, como em outros segmentos, onde a Pequena Empresa tem diferenciais facilitadores?, analisa Cyro Alves de Britto Filho, presidente da Abramge-SP e da Comissão de Pequenas e Médias Operadoras da Abramge Nacional.
?Temos que valorizar as PMOps. Elas são responsáveis pelo atendimento capilar em todo o País. Delas também dependem as Grandes Operadoras de nível Nacional?, afirma o presidente da Abramge-SP. Além disso, segundo Arlindo de Almeida, presidente da Abramge, essas operadoras estão ameaçadas com o novo rol de procedimentos. ?A nova interferência da ANS no rol pode custar a desestabilização das PMOps que já lutam para vencer taxas e obrigações impostas pela agência.?
Ainda no período da tarde, Dagoberto Steinmeyer Lima, chefe da Comissão Jurídica do Sistema Abramge, Antonio Westenberger, sócio-fundador da Ícone Consultoria, além de outros diretores da Abramge, vão falar sobre temas como o ressarcimento ao SUS, base de cálculo PIS e COFINS, o novo Rol de Procedimentos e suas implicações no dia a dia das empresas operadoras de planos de saúde. Enquanto os presidentes da Abramge Nacional e de SP, Arlindo de Almeida e Cyro Alves de Britto Filho, respectivamente, vão debater a situação das pequenas e médias operadoras de planos de saúde diante das novas exigências do órgão regulador.
O Workshop da ANS e da Abramge-SP acontece no Hotel Paulista Plaza , Alameda Santos, 85, São Paulo – SP.
Programação
09h00 Café de Boas Vindas
09h30 Abertura
09h45 Workshop ANS - Abramge SP – Alterações Contábeis, Econômico-Financeiras e Reservas Garantidoras
Apresentação: Sr. Fábio Fonseca
Gerente-Geral de Acompanhamento das Operadoras e Mercado do DIOPE
11h30 Debate
12h00 Intervalo Almoço
Road show pequenas e médias operadoras
14h00 Atual conjuntura e perspectivas para as Pequenas e Médias Operadoras
Apresentação: Dr. Cyro Alves de Britto Filho – Coordenador da Comissão de Pequenas e Médias OPS
Participação dos membros da Comissão: Dr. Alexandre F. M. Lourenço, Dr. Sergio Vieira, Dr. Rafael E. Fares Gualda, Sr. Adilson Santos e Dr. Vitório Rocchi
15h00 Aspectos Jurídicos
Dr. Dagoberto J. S. Lima – Assessor Jurídico do Sistema Abramge/Sinamge/Sinog
15h30 Análise Atuarial do Novo Rol de Procedimentos
Sr. Antonio Westenberger – Sócio-Diretor da Ícone Consultoria
16h00 Coffee-Break
16h20 Visão de Auditor Independente perante às atuais exigências para as OPS
16h40 Aspectos Econômicos e Contábeis
Sr. Wagner Barbosa de Castro – Coordenador da Comissão Econômica da Abramge
17h00 Debate
17h30 Encerramento