Levantamento feito pela empresa Rating de Seguros mostra que a Mapfre, uma das primeiras a adotar o sistema DOCSIM, foi a seguradora com a melhor performance em 2009. Ele já é usado por quatro das maiores companhias de seguros do mercado, entre elas a Mapfre e a SulAmérica, que utilizam esta solução para a formatação de seus produtos. A ferramenta, elaborada pela Broker Serviços e Sistemas já produziu 120 produtos de diversos ramos e mais de 800 versões foram criadas até o momento.
?As seguradoras que querem evoluir no mercado precisam ter agilidade para perceber a necessidade dos clientes e desenvolver rapidamente soluções de seguros que atendam essa demanda?, diz o diretor presidente da Broker Serviços e Sistemas, Marco Damiani.
O DOCSIM é um sistema direcionado para a área de negócios da seguradora, para que a companhia possa desenvolver os produtos e fazer o componente de cálculos sem a necessidade de utilizar a linguagem de programação. Esta ferramenta proporciona às companhias seguradoras velocidade para lançamento de produtos e a facilidade de fazer projeções e simulações das mais diversas possibilidades de combinações.
Como funciona
O DOCSIM é um programador automatizado, onde são inseridas todas as regras de negócios e validações e obtém-se o software de cálculos, documentações e históricos de alteração. É o único sistema no mercado de seguros que possibilita a criação de todas as regras de negócios e validações sem a necessidade de digitar ao menos uma linha de programação.
É um conceito semelhante ao de uma planilha de Excel. Depois de inseridas as informações na ferramenta ela gera o programa, que é o componente de cálculo, onde há também a possibilidade de se fazer projeções e simulações de alteração de produtos de acordo com a base já existente. O que um programador escreveria linha a linha o sistema gera de forma ordenada e sem a possibilidade de divergências.
A base de cálculos construída pelo DOCSIM está dentro do conceito de Multiplataformas (Windows, Web, WebService e Mobile), mantendo o perfil de aplicar tecnologia de ponta na construção de soluções cada vez mais sofisticadas.
O sistema pode ser um subsídio para a criação e aprovação das Notas Técnicas na Susep (Superintendência de Seguros Privados), pois facilita o trabalho das seguradoras, já que cada produto tem que passar pela aprovação inicial e pelas alterações posteriores na entidade reguladora.