Há cerca de um mês, a BrasilPrev lançou um novo portal na Internet. Trata-se do Portal de Governança Corporativa, que oferece serviços como uma área na qual os membros da companhia, mediante uso de login e senha, podem acessar todas as Atas e Pautas, registrar seus comentários e consultar o material das reuniões remotamente, algo útil para uma empresa cuja soma anual das reuniões da Assembleia Geral, dos Conselhos Fiscal e de Administração e Diretoria, além dos Comitês, aproxima-se a 200.
Além de o uso de tal recurso possibilitar o acesso às informações a partir de qualquer local do planeta, bastando para tanto acessar a Internet, a busca e o arquivo dos documentos tornam-se mais ágeis e, também, ecologicamente corretos, pois pode-se eliminar a impressão em papel de tais documentos ? que podem ser arquivados magneticamente e estarão disponíveis a qualquer tempo.
O coordenador de Governança Corporativa, Rodrigo Pecchiae, que elaborou e gerencia todo o Portal desde meados de 2007, quando foi idealizado, até a implantação, ressalta o apoio da alta administração da Brasilprev que sempre incentivou a adoção de instrumentos e práticas inovadoras, além do envolvimento da área, que foram fundamentais para a concretização do Portal.
Os usuários poderão fazer anotações nas Atas e Pautas nele registradas, consultar o material e o calendário de reuniões do ano remotamente, podendo o administrador indicar pontos a serem definidos ou em definição, além de, no futuro, proporcionar economia com traslados com a realização de videoconferências, chats e até blogs, utilizando-se o ambiente do portal, sempre proporcionando comunicação rápida, transparente e segura com acionistas e o mercado.
De acordo com Pecchiae, há atualmente em todo o Brasil mais de 400 empresas de capital aberto, e nem todas oferecem um portal de Governança Corporativa na Internet tão interativo ? algo preconizado e fomentado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) no Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa e no próprio Guia de Orientação para implementação de Portal de Governança. Entre as companhias de capital fechado, a incidência é ainda menor. ?O investimento para adoção das práticas adequadas de Governança Corporativa é um seguro para a empresa e a área não é focada só em documentos, mas, sim, nas informações e decisões neles contidas fazendo com que as mesmas adquiram vida e percorram as instâncias devidas, sendo burocrática sem ser?, finaliza.
Mapfre participa do 23º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros
Companhia levará ao evento um time de peso composto por seus principais executivos comerciais