Ultima atualização 10 de dezembro

Cárie deve ser combatida para evitar perdas dentais

A cárie é a principal vilã da boa saúde bucal. Ela não só acaba com a saúde dos dentes e da gengiva como também é a grande responsável pela perda de dentes e pelo mau hálito. Segundo o Dr. Armando Rodrigues Filho, Cirurgião-Dentista e Diretor-Executivo da Dentalpar, a prevenção deste mal é muito simples, basta manter a rotina da higienização bucal e ficar alerta nos alimentos consumidos.
O Dr. Armando ainda explica que a formação da cárie acontece quando os dentes não são bem escovados e restos de alimentos se acumulam na superfície ou entre os dentes e formam a placa bacteriana. A placa bacteriana promove a ação das bactérias que vivem na boca, e elas agem contra as estruturas do dente, formando crateras que podem levar à perda de elementos dentários. ?O ?buraquinho? do dente, a cárie, se forma quando durante a refeição, as bactérias produzem um ácido ?desmineralizador? que corrói o esmalte do dente?, explica o dentista.
O dente é formado pelas camadas do esmalte, seguida pela dentina, polpa e por último, a raiz. O problema vira um problemão quando a cárie, por falta de cuidado e pela falta de visitas periódicas ao dentista, atinge as camadas mais profundas do esmalte ou raízes expostas, no caso de retração gengival. ?Aí, é dor na certa! Não tenha dúvida!?, afirma o Dr. Armando, que completa que as dores de dentes são insuportáveis e desmotivadoras.

Como evitar
Dicas simples garantem dentes saudáveis, bom hálito e nenhuma dor. A escovação após as refeições, o uso de fio dental ? principalmente antes de dormir ? e, uso de pastas dentais com flúor fortalecem a estrutura dentária. Quando o assunto são os alimentos, Dr. Armando sugere que se evite o consumo exagerado de açúcares. ?No entanto, na hora que bater a vontade de comer doces, faça após o almoço. É nesse período que a boca produz mais saliva, o que auxilia na proteção da cárie, diferentemente, quando consumido com a boca seca?.
O especialista lembra que após a alimentação, não se deve esquecer de escovar os dentes. Ao consumir alimentos que contém muito ácido, como refrigerantes e vinhos, é aconselhável fazer bochecho com água e aguardar 15 minutos para iniciar a sua escovação, pois, os dentes estarão mais sensíveis devido às substâncias ácidas encontrados nos componentes de alimentos dessa classe. O Dr. Armando reitera a importância da vista periódica ao dentista. ?A prevenção e manutenção da saúde bucal garante saúde para todo o corpo?, finaliza.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock