Veículo usado no transporte de cargas será o destaque da empresa na Fenatran
A AutoLife apresentou o caminhão com cabine blindada e carroceria antiarrombamento para representantes de seguradoras de veículos em um encontro na sede do Cesvi Brasil, em São Paulo, nesta semana. A novidade também será o destaque da participação da empresa na Fenatran, que acontece entre 26 e 30 de outubro.
Segundo Ricardo Mendonça de Barros, diretor da blindadora, é claro que o novo produto não eliminará os crescentes roubos de caminhões e cargas no País, mas dificultará em muito a ação dos ladrões. Isso porque, com a cabine blindada, o caminhoneiro se sentirá mais seguro e não vai parar a qualquer emboscada. E mesmo que parar, os ladrões levariam horas para conseguir ter acesso à carga, já que o baú revestido com aço anticorte é como um cofre e só abre com a digitação de uma senha passada pela transportadora ao motorista. Esse código só é gerado quando o veículo chega ao seu destino: “Como está cada vez mais difícil roubar um banco, a maioria dos ladrões que praticavam esse tipo de crime migraram para o roubo de cargas. Cabe ao transportador das cargas mais visadas, como produtos farmacêuticos e eletroeletrônicos, por exemplo, adotar medidas mais eficazes de proteger seus produtos. Aumentar o nível de dificuldades para que o roubo aconteça é uma das saídas”, afirma o executivo da AutoLife.
Bastos explica também que na grande maioria dos assaltos os ladrões precisam agir rápido para que sejam bem sucedidos. Ao aumentar a proteção do caminhão e consecutivamente o trabalho que o assaltante terá para conseguir tomar esse veículo ou os produtos, o transportador inibe o assalto: “Para fazer um caminhoneiro parar será necessário armas pesadas, que não são comuns nas regiões de maior assalto à carga, como nas cidades de São Paulo, por exemplo. Além disso, o ladrão ainda precisará de máquinas de corte de aço bastante eficazes, já que a composição do aço de proteção da carroceria foi projetada para dificultar ao máximo o corte”.
Ainda segundo bastos, também não adianta de nada os ladrões tentarem remover a porta-cofre do baú cortando apenas as dobradiças, elas são conectadas às paredes da estrutura de forma bem mais complexa: “É como uma trama, na qual uma trava a saída da outra, impedindo que as portas sejam removidas”.
Mais segurança, menor despesa
A proteção extra já aguça a curiosidade de muitas seguradoras, que incentivam o uso de medidas de segurança pelas transportadoras oferecendo a elas reduções significativas no valor total do seguro do veículo e até da carga transportada.
Em alguns casos, algumas tecnologias de segurança já se transformaram em requisitos para que o transportador consiga segurar seu patrimônio. Até quando o assunto é blindagem, tal exigência já foi adotada por uma seguradora no norte/nordeste do País ao segurar um caminhão que transportava medicamentos.
Pedro Calil, gerente de atendimento a sinistro da SulAmérica Seguros, que participou da apresentação do caminhão ficou impressionado e animado com a novidade. Segundo ele, o produto pode oferecer uma segurança excepcional, tanto para o motorista quanto para a carga transportada, que segue viagem uma espécie de cofre ambulante: “Fui à reunião da AutoLife no Cesvi bastante cético, já que vemos produtos sem fins realmente práticos serem lançados todos os dias, mas ao ver a apresentação do Ricardo e do caminhão fiquei muito otimista. O custo que esse produto pode ajudar a reduzir com escolta aliado a um indiscutível desconto no seguro da carga compensará o valor investido na blindagem. Além disso, o cofre de aço anticorte permite que a polícia chegue ao caminhão antes mesmo que os ladrões tenham acesso à carga, já que se leva muito tempo para conseguir cortar a chapa usada na sua construção, e isso evita um prejuízo ainda maior para o transportador”.